O RETORNO DA MULHER À SALA DE AULA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS/PERSPECTIVAS

Visualizações: 921

Authors

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos; Gênero; Prática de Ensino; Formação de Professores.

Abstract

O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa desenvolvida com mulheres estudantes da turma EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardo Lemke do município de Nova Hartz/RS. Com o objetivo principal de compreender os desafios e motivações que permeiam o retorno da mulher na Educação de Jovens Adultos, bem como, o impacto que a educação gera na vida das  mulheres que buscam esse tipo de ensino, a pesquisa seguiu duas vertentes de estudo, uma destinada à compreensão dos fatores que levaram as mulheres a voltarem para a sala de aula e a outra focou nas práticas docentes, com a intenção de  compreender se as mesmas estão de acordo com as reais necessidades desta mulher. Desta forma, a pesquisa trouxe contribuições e reflexões importantes acerca de ações e atitudes que podem colaborar com o processo de aprendizagem destas alunas, ao passo que, também reflexões importantes surgiram sobre a contribuição sociocultural da EJA na vida das estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Lucia Scherer, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Dra. em Educação, Socióloga e Pedagoga, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha de Pesquisa Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Atua como docente nas modalidades presencial e a distância e na Pós-Graduação Stricto Sensu - nas Licenciaturas em Pedagogia e Geografia presenciais; na modalidade a distância, atua ou já atuou nas Licenciaturas em Pedagogia, História e Física e no Bacharelado em Biblioteconomia. Foi docente e gestora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordena o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG, é membro do Conselho Universitário - CONSUN, da Comissão Própria de Avaliação - CPA / FURG e membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD / FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. Membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, ensino de história, memória e educação a distância.

References

AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia- noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20234-mulher-estuda-mais-trabalha-mais- e-ganha-menos-do-que-o-homem Acesso em 10 de mar./2021.

ALMEIDA, Jane Soares de. Ler as letras: por que educar meninas e mulheres. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, Campinas (SP): Autores Associados, 2007.

ARBACHE, Ana Paula Bastos. A formação do educador de pessoas jovens e adultas numa perspectiva multicultural crítica. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro. Papel Virtual Editora, 2001.

ARROYO, Miguel. Educação de jovens adultos: um campo de direitos e de responsabilidade Pública. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris, MACHADO, Veruska Ribeiro e CASTANHEIRA, Salete Flôres. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.

CARVALHO, Alexandra, BASTOS, Ludimila. Um olhar sobre a educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: PEMJA, COLTEC, UFMG: 2004.

CARVALHO, Maria Eulina P. de; RABAY, Glória. Gênero e educação superior: apontamentos sobre o tema. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2013.

COSTA, Elisabete; ÁLVARES, Sonia Carbonell; BARRETO, Vera. Alunos e Alunas da EJA. Trabalho com educação de jovens e adultos. Brasília, 2006.

COSTA, Messias. A Educação nas Constituições do Brasil: dados e direções. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

CUNHA, Conceição da. Introdução – discutindo conceitos básicos. In: SEED-MEC Salto para o futuro - Educação de Jovens e Adultos. Brasília, 1999.

FÁVERO, Osmar (org.) Cultura Popular, Educação Popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

FERREIRA, A. T. Ler e escrever também é uma questão de gênero. In T. LEAL (Ed.), Desafios da educação de jovens e adultos: Construindo práticas de alfabetização. Belo Horizonte, Autêntica, 2007, p. 71-88.

FIUZA, Adriane dos Santos. Gênero na Educação de Jovens e Adultos, um desafio para a gestão escolar. Sapiranga: UFSM, 2013.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. 3ed. São Paulo: Centauro,1980.

______________. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

______________. A educação é um quefazer neutro? In: GADOTTI, Moacir, História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002, p.254.

FRIEDRICH et.al. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: avaliação das políticaspúblicas educacionais. Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010. GONÇALVES, R. C. P. Processos pedagógicos para permanência e êxito. Florianópolis: IFSC, 2014.

LOPES, Selva Paraguassu , SOUSA, Luzia Silva. EJA: Uma Educação Possível ou mera utopia? Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), 2005.

LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. 2ed. Petrópolis: Vozes/CNTE, 1998.

_______________. Corpo, escola e identidade. Educaçao & Realidade, v.25, n.2, p.59-75, 2000.

MACHADO, Maria Margarida. Formação de professores para EJA Uma perspectiva de mudança. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 161-174, jan./dez. 2008.

MENEZES, C. S. A participação feminina em turmas da educação de jovens e adultos. V Colóquio Internacional Paulo Freire, Recife, 19 a 22-setembro, 2005. Disponível em: http://paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais. Acesso em 01 jan./2013.

PORTAL MEC. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em 24 de fev./2021.

RIEGER, M. JESUS, I. A. Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola. Revista Eventos Pedagógicos, v.2, n.2, p. 161–170, ago.-dez./2011.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero e Patriarcado. São Paulo: PUC-SP, 1999.

SANTOS, ALZIRA APARECIDA DIOGO ALVAREZ DOS. Mulheres na educaçao de jovens e adultos: Relatos de um retorno. Monografia Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF, 2014.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. v. 2, n. 20, p. 71- 99. 1995

SOARES, Leôncio José Gomes; GIOVANETTI, Maria Amélia.GOMES, Nilma Lino. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.

SOUZA, ANDRESSA OLIVEIRA DE. A mulher aluna da EJA: Caminhos e Perspectivas no retorno à escola. Universidade Federal de Rondônia- UNIR – 2019. STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, jun./2010.

VALLE, M. C. A. A leitura literária de mulheres na EJA. Belo Horizonte FaculdadedeEducação da UFMG 2010. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS- 8SKQDF/1/a_leitura_literaria_de_mulheres_na_eja.pdf Acesso em 26 ago./2020.

VIGANO, Samira de Moraes; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A Educação de jovens e adultos como um espaço de empoderamento das mulheres. EJA em Debate, Periódisoc IFSC, 2016.

Published

2021-09-03

How to Cite

Scherer, A. L., & Grecco dos Santos, R. de C. (2021). O RETORNO DA MULHER À SALA DE AULA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS/PERSPECTIVAS. Interdisciplinary Studies Journal, 3(3), 37–51. Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/151

Similar Articles

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.