TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO EM PILÕES-RN

Visualizações: 66

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.719

Palabras clave:

Formação docente, aplicativos, motivação

Resumen

O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vem contribuindo para o desenvolvimento social em diversas áreas e caso do ambiente escolar, essas ferramentas podem potencializar o ensino e aprendizagem. Para o uso adequado das TIC como recursos didáticos, são necessários formações e aperfeiçoamento docente de forma que este venha planejar e executar aulas mediadas por tecnologias. Neste sentido, foi proposta uma oficina em uma escola municipal de Pilões-RN, em que foram discutidas as TIC e diversos aplicativos que podem ser inseridos como recursos nas aulas. Após as atividades da oficina, os docentes responderam um questionário e os resultados mostram os aplicativos utilizados foram bem avaliados quanto à interatividade, facilidade de manuseio e acessibilidade, além de terem objetivos relevantes relacionando conceitos e teorias. Além disso, os docentes, foram unânimes ao afirmar que o uso das TIC proporciona motivação aos estudantes e que estes recursos devem ser abordados no contexto educacional, contemplando os conteúdos de todas as disciplinas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucianny Matias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas.

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto no Departamento de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Citas

AMORIM, Ana Verena Rodrigues; LEAL, Débora Araújo. Inovações metodológicas através das tecnologias da informação e comunicação. Conjecturas, v. 22, n. 8, p. 1441–1450, 2022. Disponível em: http://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1378. Acesso em: 13 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-1378-W82

ANATOMIX. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.educaPix.Anatomix&hl=pt_BR. Acesso em 2 fev. 2020.

BRITO, Giorgia de Andrade; SILVA, Maria das Graças de Oliveira e. Tecnologias de informação e comunicação no ensino da química: uma análise. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, p. e488111234690, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i12.34690. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34690. Acesso em: 13 may. 2023. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34690

CAPITAIS DO MUNDO. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=info.vazquezsoftware.testcapitales&hl=pt_BR. Acesso em 2 fev. 2020.

FEITOSA, Murilo Carvalho; LAVOR, Otávio Paulino. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PhET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014. Acesso em: 13 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9014

FÍSICA. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.resumosmoveis.mecanica. Acesso em 2 fev. 2020.

HISTÓRIAQUIZ. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.HistoriaEstudio.HistoriaQuiz. Acesso em 2 fev. 2020.

LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; FARIAS, Iris Maria dos Santos; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Formação docente e as TDIC no processo ensino e aprendizagem: recursos e estratégias para a educação online. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 5, p. 439-457, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/65485. Acesso em: 13 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65485

LOOKHISTÓRIA. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lookmobile.lookhistoria&hl=pt_BR. Acesso em 2 fev. 2020.

LAVOR, Otávio Paulino; LEITE, Gladston da Costa; OLIVEIRA, Elrismar Auxiliadora Gomes. Perfil de estudantes diante de evento abordando a temática TIC. Revista Educar Mais, v. 6, p. 748–755, 2022. DOI: 10.15536/reducarmais.6.2022.2889. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2889. Acesso em: 13 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2889

MATEMÁTICA INFANTIL. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.GamesForKids.Mathgames.MultiplicationTables. Acesso em 2 fev. 2020.

Mestre da matemática. Disponível: https://play.google.com/store/apps/details?id=pl.paridae.app.android.mathmaster&hl=pt_BR. Acesso em 2 fev. 2020.

PERIODIC TABLE QUIZ. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maple.periodictablequiz. Acesso em 2 fev. 2020.

PORTUGÊS CORUJA. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.heavygo.ptcoruja. Acesso em 2 fev. 2020.

SANTOS, Luanna Aretuska Silva. Vantagens e dificuldades das tecnologias de informação e comunicação na educação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 1, p. 206–217, 2022. DOI: 10.51891/rease.v8i1.3775. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/3775. Acesso em: 13 maio. 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3775

STUDYGE. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mileoDev.geography. Acesso em 2 fev. 2020.

Publicado

2023-08-31

Cómo citar

Matias, L., & Floriano Paulino, O. (2023). TIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO EM PILÕES-RN. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(4), 302–314. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.719

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.