EDUCAÇÃO 4.0 PARA A INDÚSTRIA 4.0

PROTAGONISMO DO AVANÇO SOCIAL NO CENÁRIO INTRODUZIDO PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

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Autores

  • Renan Antônio da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Pedro Demo Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Educação, Indústria 4.0, Sociedade da Informação

Resumo

A educação na contemporaneidade deve atender às necessidades de uma indústria inserida num contexto de novas tecnologias que se aplicam a diferentes tarefas no mundo do trabalho e na sociedade como um todo. Neste artigo discutem-se as exigências da sociedade da informação e o papel da educação na formação do indivíduo, para sua efetiva atuação no mundo do trabalho. São objetivos desta pesquisa, considerar concepções teóricas sobre sociedade de informação, educação e mundo do trabalho; discutir as exigências tecnológicas da sociedade e a indústria 4.0, para se refletir sobre o protagonismo do indivíduo nesse cenário. A metodologia desta discussão é de abordagem qualitativa e tem como base uma pesquisa descritiva sobre reflexões teóricas no âmbito da educação, indústria e sociedade de informação. A educação hoje deve ser encarada como um processo de construção de conhecimentos, de formação de habilidades técnicas e cognitivas, bem como de desenvolvimento da autonomia do cidadão. Torna-se, cada vez mais relevante, o saber, em uma sociedade, em que os avanços tecnológicos deixam em evidência a necessidade de se pensar mudanças nos paradigmas da produção, novas regras socioeconômicas e da necessidade da (res)significação do papel da educação.

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Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Pedro Demo, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Silva, R. A. da, & Demo, P. (2021). EDUCAÇÃO 4.0 PARA A INDÚSTRIA 4.0 : PROTAGONISMO DO AVANÇO SOCIAL NO CENÁRIO INTRODUZIDO PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(4). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/32

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