FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO

DAS DESCONTINUIDADES CURRICULARES AO PRATICISMO TECNICISTA

Visualizações: 242

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1513

Palavras-chave:

Formação de Professores, Tecnicismo, Desvalorização dos Professores

Resumo

Esta pesquisa é um recorte dos resultados da investigação em nível de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da Linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação. Teve como objetivo analisar a mudança curricular para a formação de professores alfabetizadores ocorrida no município de Uberlândia – MG. Nos caminhos metodológicos da investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, com delineamentos de pesquisa bibliográfica e análise documental. Os subsídios teóricos pautam-se na formação de professores, políticas curriculares e a legislação relacionadas. As políticas de governo mostram-se retrógadas, instáveis e fugazes. Os primeiros resultados explicitam que o entendimento de uma formação na perspectiva tecnicista fará com que o livre ensino e o livre aprendizado sejam negados, sustentando, assim, a perda da autonomia docente e a manutenção da desvalorização dos professores. É preciso que marchemos rumo à resistência de uma pedagogia fundamentada em competências e que o conhecimento seja embasado numa sólida formação teórica e interdisciplinar que enriqueça a formação e, consequentemente, a autonomia no exercício da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Duarte Claudino, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Célia Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

ALVES, N. PNE, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os cotidianos das escolas: relações possíveis? In: AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014- 2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 44-48.

BALANÇO do primeiro semestre do Pacto pela Alfabetização é feito em Uberlândia. [S. l.: s. n.], 14 jul. 2022. 1 vídeo. Publicado por Jornal Paranaíba. Disponível em: https://youtu.be/1Dlk7NlaFCc. Acesso em: 15 jul. 2022.

CÁSSIO, F. Educação contra a barbárie. Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

EVANGELISTA, O. Faces da tragédia docente no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA ESTRADO, 11., 2016, Cidade do México. [Anais ...] Cidade do México: Universidad Pedagógica Nacional, 2016. p. 1-21.

FOUCAMBERT, J. A escola de Jules Ferry: um mito que perdura. Tradução de Lúcia Cherem. Curitiba: Editora UFPR, 2010.

FRAMBACH, F de A. Concepções e propostas em disputa: a política de alfabetização no contexto brasileiro atual. In: REUNIÕES ANUAIS DA ANPed: SUDESTE, 2020, Rio de Janeiro. [Anais ...] Rio de Janeiro: ANPed, 2020. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/23/7361-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 48. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

IBGE. Uberlândia: população. Brasília, DF: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/uberlandia/panorama. Acesso em: 17 abr. 2022.

INSTITUTO RAIAR. Pacto pela alfabetização. Brasília, DF: Instituto Raiar, 2021. Disponível em: https://www.institutoraiar.org.br/programas. Acesso em: 10 mar. 2022.

INSTITUTO PROJETO DE VIDA. Uberlândia: Instituto Projeto de Vida, 2021. Disponível em: https://institutoprojetodevida.com.br/o-instituto/. Acesso em: 10 mar. 2022.

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. M. da M. A pesquisa: repercussões de políticas educacionais na escola e na sala de aula. In: LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. M. da M. (org.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. p. 23-44.

LOPES, A. C. Apostando na produção contextual do currículo. In: AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014- 2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 23-27. Disponível em: file:///C:/Users/maira/Downloads/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.

MILITÃO, A. N. A inserção da terminologia “direito à aprendizagem” no arcabouço legal da formação de professores. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 152-176, jul./set. 2021. DOI https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8921 DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8921

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

MUNIZ, L. S. Diário de ideias: formação de professores nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Uberlândia: CEAD/UFU, 2020. DOI https://doi.org/10.14393/EDUFU/978-85-7078-524-4 DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU/978-85-7078-524-4

MORAIS, A. G. de. Análise crítica da PNA (Política Nacional de Alfabetização) imposta pelo MEC através de decreto em 2019. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianóplis, v. 1, n. 10 (ed. esp.), p. 66-75, 25 mar. 2019. DOI https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.357

NASCIMENTO, T. do.; MILITÃO, A. N. A valorização docente no município de dourados-MS: entre o normatizado e o implementado. Horizontes: Revista de Educação, Dourados, v. 7, n. 13, p. 55-77, jan./jun. 2019. DOI https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.10028 DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.10028

OLIVEIRA, J. B. A. Alfabetização de crianças e adultos: novos parâmetros. Belo Horizonte: Alfa e Beto Soluções, 2004.

OLIVEIRA, J. B. A. ABC do alfabetizador. Brasília, DF: Instituto Alfa e Beto, 2008.

OLIVEIRA, D. A.; ARAÚJO FILHO, H. A. Meta 17: valorização do professor. In: OLIVEIRA, J. F.; GOUVEIA, A. B.; ARAÚJO, H. (org.). Caderno de avaliação das metas do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. Brasília, DF: ANPAE, 2018. p. 60-63. Disponível em: https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/CadernoAnlisePNE.pdf. Acesso em: 9 mar. 2022.

OLIVEIRA, J. B. A. Eleições 2022: a educação na encruzilhada. O momento do ensino no país pede ousadia: avançar no que efetivamente funciona ou render-se à estagnação. São Paulo: Instituto Alfa e Beto, 2022.

PEVORANO, N. S.; COSTA, M. L. de A. Políticas monológicas de formação continuada de professores alfabetizadores. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, v. 1, n. 6, p. 161-175, jul./dez. 2017. DOI https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.230

PACTO pela alfabetização. A alfabetização muda o futuro das crianças. Brasília, DF: [s. n.], 2021. Disponível em: https://www.pactopelaalfabetizacao.com.br/. Acesso em: 10 jan. 2022.

PICCOLI, L. Política Nacional de Alfabetização em análise: breves contribuições para mais um olhar crítico. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, v. 1, n. 10 (ed. esp.), p. 105-107, jul./dez. 2019. DOI https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.364

RODRIGUES, L. Z.; PEREIRA, B.; MOHR, A. Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: a BNC formação inicial e continuada para controle e padronização da docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 21, e35617, p. 1-39, jan./dez. 2021. DOI https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315 DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315

SOUZA, A. I. Educação e atualidade brasileira: a emersão do povo na história. In: SOUZA, I. A. Paulo Freire, vida e obra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015. p. 31-63.

TUDO sobre o Pacto de Alfabetização em Uberlândia. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AIidpgnSsVo&t=1058s. Acesso em: 15 jul. 2022.

UBERLÂNDIA. Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia. Uberlândia: Prefeitura Municipal de Uberlândia, 2020. Disponível em http://docs.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/DCMs-Fundamental-1.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022a.

UBERLÂNDIA. Prefeitura de Uberlândia. Secretaria Educação. Orientações para as ações pedagógicas das escolas em 2022. Uberlândia: CEMEPE/SME, 2022b.

UBERLÂNDIA. Prefeitura de Uberlândia. Secretaria Educação. CEMEPE. Uberlândia: PMU, 2022d. Disponível em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/educacao/cemepe/. Acesso em: 21 nov. 2022c.

UBERLÂNDIA. Prefeitura de Uberlândia. Prefeitura alcança bons resultados em primeiro teste do Pacto pela Alfabetização. Uberlândia: PMU, 14 jul. 2022d. Notícias. Disponível em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/2022/07/14/prefeitura-alcanca-bons-resultados-em-primeiro-teste-do-pacto-pela-alfabetizacao/. Acesso em: 21 nov. 2022d.

UBERLÂNDIA. Prefeitura de Uberlândia. Secretaria de Educação. Uberlândia: PMU, 2022e. Disponível em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/educacao/tania-toledo/. Acesso em: 21 nov. 2022e.

Downloads

Publicado

2024-09-06

Como Citar

Claudino, P. D., & Borges, M. C. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO: DAS DESCONTINUIDADES CURRICULARES AO PRATICISMO TECNICISTA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–21. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1513

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.