DESENVOLVENDO UMA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA SAUDÁVEL ATRAVÉS DE PERGUNTAS PODEROSAS – UM OBJETO EDUCACIONAL
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i1.2001Palavras-chave:
Inteligência Emocional, Desenvolvimento Saudável, Programação Neurolinguística (PNL), Habilidades Socioemocionais, Inovação EducacionalResumo
Na Modernidade Líquida, a inteligência emocional é crucial para o sucesso no século XXI. O jogo proposto visa o desenvolvimento emocional de jovens em idade escolar, frequentemente enfrentando conflitos, ansiedade e depressão. A abordagem combina Inteligência Emocional e Programação Neurolinguística (PNL), usando perguntas poderosas para estimular a reflexão sobre a vida escolar, ações, sonhos e metas, promovendo autoconsciência, autodomínio e empatia. Baseado em conceitos de Sócrates e teorias de Goleman, a proposta é criar uma sociedade com jovens mais confiantes e menos ansiosos. O cenário atual mostra um aumento de problemas de saúde mental entre adolescentes, com o Brasil destacando-se em casos de ansiedade. A inteligência emocional é vista como uma solução para desenvolver habilidades socioemocionais essenciais na educação. Goleman define inteligência emocional como a capacidade de reconhecer e gerenciar emoções, influenciando positivamente o comportamento e as relações sociais. A PNL, criada por Bandler e Grinder, oferece métodos para melhorar a comunicação e o controle emocional, preparando crianças para uma vida equilibrada. A proposta inclui 100 perguntas poderosas para promover autoconhecimento e resiliência, transformadas em um recurso didático para educadores e pais. Essas perguntas ajudam as crianças a refletirem sobre suas emoções, capacidades e objetivos, fomentando um desenvolvimento saudável. Defendemos o uso dessas ferramentas em sala de aula para integrar as competências socioemocionais previstas na BNCC, preparando jovens para uma vida plena e ética. Esta ferramenta educacional abre caminho para futuras pesquisas e práticas educativas inovadoras.