A TEORIA DA AUTORREGULAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i1.1957Palavras-chave:
Autorregulação, Educação Física, Ensino Fundamental, Teoria Social CognitivaResumo
A autorregulação, definida como a capacidade de controlar e gerenciar os próprios pensamentos, emoções e comportamentos, é crucial para o aprendizado e desenvolvimento integral dos alunos. A Teoria da Autorregulação de Zimmerman, com base na Teoria Sociocognitiva de Bandura, destaca o papel do aluno como agente ativo na construção do seu conhecimento. Este artigo discute a aplicação da Teoria da Autorregulação nas aulas de Educação Física do 5º ano do Ensino Fundamental I, considerando o potencial dessa área para o desenvolvimento da autorregulação. O estudo desse artigo se baseia em uma metodologia de revisão bibliográfica de autores como Zimmerman, Bandura e Saraiva Educação, buscando aprofundar a compreensão da Teoria da Autorregulação e suas aplicações no contexto da Educação Física. A aplicação da Teoria da Autorregulação nas aulas de Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade e autoconhecimento dos alunos. Através do planejamento das aulas, execução e avaliação das atividades com foco na autorregulação como método para controlar e gerenciar os próprios pensamentos, emoções e comportamentos, os alunos podem aprender a gerenciar suas emoções durante as aulas que envolvem competições, controlar seus comportamentos e tomar decisões conscientes em benefício próprio e do grupo, tornando o ambiente de aprendizado mais prazeroso e eficiente. As aulas de Educação Física oferecem um ambiente propício para o desenvolvimento da autorregulação, pois envolvem situações que exigem controle emocional, como jogos e brincadeiras. A utilização de jogos e brincadeiras como método de aplicação da teoria da autorregulação pode se tornar uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os alunos na construção de processos autorregulatórios, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. A Teoria da Autorregulação pode ser uma ferramenta valiosa para as aulas de Educação Física, contribuindo de forma mais positiva para o desenvolvimento de alunos mais equilibrados, autônomos, responsáveis e capazes de gerenciar suas próprias aprendizagens. O professor de Educação Física, como mediador do processo de ensino-aprendizagem e aplicador das técnicas de autorregulação ensinadas pelos pensadores Zimmerman e Bandura, tem um papel fundamental no desenvolvimento da autorregulação dos alunos.