A FORMAÇÃO DO MÉDICO NA ERA DIGITAL

A REVISÃO CURRICULAR EM FOCO

Visualizações: 1

Autores

  • Andreza Regina Lopes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Arthur Lopes da Silva Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2296

Palavras-chave:

Tecnologia na Medicina, Ensino Médico, Revisão Curricular, Inovação Educacional

Resumo

A evolução tecnológica tem impactado significativamente a formação médica, introduzindo novos desafios e oportunidades no ensino em saúde. Este estudo analisa criticamente a integração de tecnologias no currículo de Medicina, enfatizando a necessidade de sua modernização. Por meio de uma abordagem teórica, exploratória e qualitativa, fundamentada em revisão narrativa da literatura e utilizando o método indutivo, sintetizam-se reflexões sobre a importância da revisão curricular para incorporar inovações na formação de futuros médicos. Os resultados indicam que, apesar dos avanços tecnológicos, o ensino médico permanece ancorado em modelos tradicionais, evidenciando a carência de estratégias que promovam uma integração eficaz entre teoria e as práticas clínicas mediadas por tecnologias. Destaca-se a necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente informações online, utilizar tecnologias de forma ética e compreender seu impacto na relação médico-paciente, tratando-as como disciplinas práticas na formação médica.

Biografia do Autor

Andreza Regina Lopes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Mestra em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Arthur Lopes da Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina

Aluno interno do curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Silva, A. R. L. da, & Silva, A. L. da. (2025). A FORMAÇÃO DO MÉDICO NA ERA DIGITAL : A REVISÃO CURRICULAR EM FOCO. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–15. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2296

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.