A FORMAÇÃO DO MÉDICO NA ERA DIGITAL
A REVISÃO CURRICULAR EM FOCO
Visualizações: 1DOI:
https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2296Palavras-chave:
Tecnologia na Medicina, Ensino Médico, Revisão Curricular, Inovação EducacionalResumo
A evolução tecnológica tem impactado significativamente a formação médica, introduzindo novos desafios e oportunidades no ensino em saúde. Este estudo analisa criticamente a integração de tecnologias no currículo de Medicina, enfatizando a necessidade de sua modernização. Por meio de uma abordagem teórica, exploratória e qualitativa, fundamentada em revisão narrativa da literatura e utilizando o método indutivo, sintetizam-se reflexões sobre a importância da revisão curricular para incorporar inovações na formação de futuros médicos. Os resultados indicam que, apesar dos avanços tecnológicos, o ensino médico permanece ancorado em modelos tradicionais, evidenciando a carência de estratégias que promovam uma integração eficaz entre teoria e as práticas clínicas mediadas por tecnologias. Destaca-se a necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente informações online, utilizar tecnologias de forma ética e compreender seu impacto na relação médico-paciente, tratando-as como disciplinas práticas na formação médica.