O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA

PERCEPÇÕES DOCENTES

Visualizações: 4

Autores

  • Maria Ednaura Andrade Vitorino
  • Robson Alex Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2287

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Transtorno do Espectro Autista, Alfabetização

Resumo

O objetivo deste artigo foi investigar as percepções de professoras sobre o uso de aplicativos móveis na alfabetização de alunos com TEA. O TEA afeta múltiplos aspectos do funcionamento da pessoa, especialmente nas áreas de comunicação e interação social, o que pode exigir do professor estratégias e recursos que a TA oferece, a fim de favorecer a sua aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa descritiva. Os sujeitos foram oito professoras de uma escola municipal de Tangará da Serra/MT. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e a análise ocorreu por meio dos eixos temáticos. Os principais resultados apontaram que a TA se mostrou pouco utilizada em sala de aula, ocasionada pela carência do conhecimento de sua utilização na prática. Deste modo, acreditamos que o investimento na formação de professores seja um requisito essencial para que práticas bem sucedidas seja uma constância.

Biografia do Autor

Maria Ednaura Andrade Vitorino

Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

Robson Alex Ferreira

Dr. Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Vitorino, M. E. A., & Ferreira, R. A. (2025). O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA: PERCEPÇÕES DOCENTES. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–14. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2287

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.