O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA
PERCEPÇÕES DOCENTES
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2287Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva, Transtorno do Espectro Autista, AlfabetizaçãoResumo
O objetivo deste artigo foi investigar as percepções de professoras sobre o uso de aplicativos móveis na alfabetização de alunos com TEA. O TEA afeta múltiplos aspectos do funcionamento da pessoa, especialmente nas áreas de comunicação e interação social, o que pode exigir do professor estratégias e recursos que a TA oferece, a fim de favorecer a sua aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa descritiva. Os sujeitos foram oito professoras de uma escola municipal de Tangará da Serra/MT. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e a análise ocorreu por meio dos eixos temáticos. Os principais resultados apontaram que a TA se mostrou pouco utilizada em sala de aula, ocasionada pela carência do conhecimento de sua utilização na prática. Deste modo, acreditamos que o investimento na formação de professores seja um requisito essencial para que práticas bem sucedidas seja uma constância.