TECNOLOGIA E INCLUSÃO EDUCACIONAL

A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS PARA APOIAR ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autores

  • Rafaela Castro Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Wandernilton Rodrigues da Silva Universidade do Estado de Minas Grais

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2300

Palavras-chave:

Inclusão, tecnologias assistivas, necessidades especiais, educação básica

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar as principais tecnologias assistivas disponíveis para a educação inclusiva, apontado os benefícios e desafios na prática educacional. Para isso, foi feito uma abordagem qualitativa, coletando dados e um levantamento bibliográfico, do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), analisando pesquisas desenvolvidas nos últimos cinco anos (2019 a 2023). A partir da leitura foi elaborado um quadro contendo as seguintes informações, título, autor, faculdade, ano e tecnologia assistiva, em seguida a análise desses dados. As tecnologias assistivas promovem a autonomia dos alunos com necessidades especiais, proporcionam aulas mais dinâmicas e inclusivas, mas ainda enfrentam alguns desafios na implementação nos ambientes escolares, tais como a formação dos profissionais, falta de financiamento, necessidade de estudos que abordem o uso prático desses dispositivos.

Biografia do Autor

Rafaela Castro Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Wandernilton Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Minas Grais

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Grais

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Rocha, R. C., & Silva, W. R. da. (2025). TECNOLOGIA E INCLUSÃO EDUCACIONAL : A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS PARA APOIAR ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–15. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2300

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