TECNOLOGIA E INCLUSÃO EDUCACIONAL
A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS PARA APOIAR ESTUDANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2300Palavras-chave:
Inclusão, tecnologias assistivas, necessidades especiais, educação básicaResumo
Este artigo tem por objetivo identificar as principais tecnologias assistivas disponíveis para a educação inclusiva, apontado os benefícios e desafios na prática educacional. Para isso, foi feito uma abordagem qualitativa, coletando dados e um levantamento bibliográfico, do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), analisando pesquisas desenvolvidas nos últimos cinco anos (2019 a 2023). A partir da leitura foi elaborado um quadro contendo as seguintes informações, título, autor, faculdade, ano e tecnologia assistiva, em seguida a análise desses dados. As tecnologias assistivas promovem a autonomia dos alunos com necessidades especiais, proporcionam aulas mais dinâmicas e inclusivas, mas ainda enfrentam alguns desafios na implementação nos ambientes escolares, tais como a formação dos profissionais, falta de financiamento, necessidade de estudos que abordem o uso prático desses dispositivos.