O MODELO GRUPO ESCOLAR EM EXPANSÃO

O CASO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1930-1940)

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Autores

  • Victor Silva Salaroli do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rosianny Campos Berto Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

História da Educação; Instituições Escolares; Grupos Escolares; Escolarização; Espírito Santo.

Resumo

Este texto objetiva analisar o processo histórico de expansão dos grupos escolares no estado do Espírito Santo, na relação com a ampliação da escolarização primária formal, focalizando o período entre as décadas de 1930 e 1940, a partir da produção acadêmica sobre o tema. Nesse sentido, enfatizamos as perspectivas no campo da História da Educação sobre a temática em questão e analisamos as raízes históricas dos grupos escolares no Brasil e no estado do Espírito Santo, com vistas a compreender o processo de expansão dos grupos escolares nacional e localmente. Concluímos que, embora implantados no estado do Espírito Santo a partir de 1908, com a Reforma Gomes Cardim, foi somente a partir dos anos 1930 que de fato os grupos escolares se expandiram em termos quantitativos no estado. Todavia, devido à escassez de estudos neste sentido, fica em aberto a questão sobre se essas instituições escolares correspondiam ao discurso político de modernização da educação capixaba, indicando a necessidade de estudos que contemplem localmente a temática.

Biografia do Autor

Victor Silva Salaroli do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Integrante do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe).

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação; professora do PPPGE/Ufes; sub-coordenadora do Nucaphe.

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Nascimento, V. S. S. do, & Berto, R. C. (2023). O MODELO GRUPO ESCOLAR EM EXPANSÃO: O CASO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (1930-1940). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 58–59. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/868

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