METODOLOGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES PEDAGÓGICOS (2021)
Visualizações: 139Palavras-chave:
Ensino de História, Metodologias, Residência PedagógicaResumo
O presente trabalho discorre sobre uma vivência das autoras em sala de aula através do programa de Residência Pedagógica (RP), ocorrida no começo de 2021, durante o período pandêmico do COVID-19 em que os alunos da Escola Estadual Segismundo Pereira, em Uberlândia, participavam virtualmente das aulas pela plataforma Google Meet. O atual estudo busca analisar uma sequência pedagógica, promovida pelas licenciandas, que utilizaram algumas metodologias de ensino em prol do conhecimento histórico. Para isso, foram adaptados elementos comuns à metodologia tradicional e foram propostos dois tipos de metodologias ativas (gamificação e WebQuest) para realizar o diagnóstico de qual o melhor caminho para o processo de ensino-aprendizagem a ser aplicado em uma turma do Ensino Fundamental em um contexto tão conturbado da educação pública brasileira. Além da questão metodológica, este relato de experiência busca demonstrar o trabalho das residentes pedagógicas em abordarem eixos temáticos relativos ao papel da história e do historiador e o uso de fontes históricas, temas que foram atrelados à realidade social pandêmica que marcou a vida dos discentes naquele ano.