O PERCURSO EM BUSCA DE FONTES ESCOLARES

O CASO DO GYMNASIO SÃO VICENTE DE PAULO

Visualizações: 79

Autores

  • Patrícia Seibert Lyrio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rosianny Campos Berto Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Gymnasio São Vicente de Paulo, Fontes históricas, Espírito Santo

Resumo

Este texto analisa o percurso em busca de fontes para a produção de pesquisas locais em História da Educação, considerando a experiência de investigação com foco em uma instituição escolar, o Gymnasio São Vicente de Paulo (GSVP), que se localizava no centro de Vitória, capital do Espírito Santo. O GSVP funcionou no período entre 1913 e 1971, como instituição privada que atendia aos filhos da elite capixaba e que foi doada, nos anos 1970, ao município de Vitória. A busca por essas fontes históricas toma como suporte teórico-metodológico o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), no sentido de seguir rastros e indícios que contribuam para reconstituir a história dessa instituição. Nesse percurso, as lacunas encontradas nas e entre as fontes, considerando sua escassez, precariedade e dispersão, despertaram uma reflexão sobre o fazer historiográfico local, no sentido de pensar a organização de acervos escolares.

Biografia do Autor

Patrícia Seibert Lyrio, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE / Ufes).

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação; professora do PPGE/Ufes.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Lyrio, P. S., & Berto, R. C. (2023). O PERCURSO EM BUSCA DE FONTES ESCOLARES: O CASO DO GYMNASIO SÃO VICENTE DE PAULO. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 73–92. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/916

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.