JOANA GRASSI FAGUNDES E SUA FUNÇÃO FORMADORA NO CARGO DE INSPETORA DE ESCOLAS MATERNAES NO ESTADO DE SÃO PAULO NA DÉCADA DE 1920
Visualizações: 3Palavras-chave:
Escola Maternal, História da Educação Infantil, Formação de ProfessoresResumo
Depreendendo que a história da educação procura trazer reflexões dos sujeitos que viveram e tiveram importância nos contextos educacionais de outras épocas e trazem permanências e rupturas nos dias atuais, o presente texto tem o objetivo de apresentar as contribuições da Inspetora das Escolas Maternais e Creches Joana Grassi Fagundes na década de 1920 no estado de São Paulo na atribuição de formadora das professoras de seu cargo. A pesquisa qualitativa, usou como instrumento principal a análise documental para produção dos dados, obtendo como resposta a preocupação educativa; a formação musical; a atenção com as datas comemorativas e a disciplinarização das crianças. Conclui-se que no seu início a formação de professores para a educação infantil foi realizada de forma prática, no cotidiano, pela falta de cursos que a contemplasse.