EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E POVOS CIGANOS

REFLEXÕES

Visualizações: 68

Autores

  • Patrícia Cristina de Aragão Universidade Estadual da Paraíba
  • Elaine Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos; Povos ciganos; Racismo.

Resumo

Neste artigo reflete-se sobre o lugar das pessoas ciganas na sociedade brasileira e seus direitos sociais, a partir de seus Direitos Humanos. Partiu-se de reflexões,  a partir de matérias jornalísticas que foram veiculadas sobre casos de violação de direitos de pessoas ciganas no Estado da Bahia. Tomando como referências estas matérias, sinaliza-se a importância da discussão sobre políticas sociais para os povos ciganos na perspectiva dos Direitos Humanos, pois estes enquanto povos e comunidades tradicionais não devem ter seus direitos vilipendiados. Torna-se necessário buscar implementar políticas públicas não apenas de seguridade, mas também, visando questões imperativas em torno dos direitos humanos, tais como segurança alimentar, moradia e trabalho. Pautados numa proposta em Educação em Direitos Humanos, este artigo objetiva discutir sobre a Educação que contemple as questões em torno dos valores da vida e da cidadania social e política. Considera-se que é necessário combater o racismo em relação aos povos ciganos, em virtude da persistência de práticas anticiganistas e a educação tem um papel social e político na formação dos sujeitos. Trata-se de um artigo de reflexão fruto de leituras bibliográficas e documentos midiáticos, em que partimos das análises destas fontes para empreender os fenômenos.  Logo, perceber estas questões que permeiam o espaço societário e a os Direitos Humanos em torno dos povos ciganos é fundamental, na valorização tanto da vida, como fundante, como dos direitos sociais  destes povos.

Biografia do Autor

Patrícia Cristina de Aragão, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação, Universidade Estadual da Paraíba.

Elaine Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Aragão, P. C. de, & Pereira, E. (2024). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E POVOS CIGANOS: REFLEXÕES. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 216–217. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1049

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.