MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MEDIAÇÃO COMUNICACIONAL: OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Visualizações: 12

Autores

  • Jullena Santos de Alencar Normando

Palavras-chave:

Mediação pedagógica, mediação comunicacional, Comunicação, Educação e formação docente.

Resumo

Percebe-se que o cenário atual acelerou mudanças e desencadeou alterações significativas em quase todas as áreas e em muitos saberes. Vivemos a maior crise sanitária da nossa geração, somada às crises políticas, econômicas e sociais que aprofundam ainda mais as desigualdades e as diferenças no Brasil. Em um momento em que as redes digitais e as mídias sociais estão ocupando a centralidade das discussões no campo da Comunicação, a impossibilidade de presencialidade nas escolas e faculdades aproximou a área da Educação para tais temáticas. O único caminho possível, diante de escolas fechadas, foi o da educação mediada pela Internet. Professores e alunos precisaram, durante os anos de 2020 e 2021, aprender rapidamente como usar as ferramentas e agir num processo em que a aprendizagem passou a ser duplamente mediada: pelo professor e pelos aparatos tecnológicos (plataformas, ambientes virtuais de aprendizagem etc.). A proposta desta discussão é iniciar algum tipo de compreensão sobre a questão da formação docente nesse ambiente digital. Reter a atenção e se fazer entender por meio de recursos audiovisuais requer domínio de linguagens e de técnicas que são específicas de áreas como a Comunicação. Estar em ambiente digital amplia o leque de habilidades e expertises requeridas para ensinar. Um professor passará a ser um produtor de conteúdo? Incontáveis discussões são possíveis e necessárias com relação à esta problemática. A proposta do artigo é lançar um olhar sobre as diferentes mediações experimentadas diante da realidade dos dois últimos anos e como tais mudanças poderão vir a impactar ações e políticas futuras. A metodologia utilizada para tal é a revisão bibliográfica a fim de tensionar conceitos relacionados à mediação pedagógica e a mediação comunicacional, às habilidades e competências dos docentes e ao espaço das Universidades e das Faculdades diante de tantas reconfigurações da sociedade e do mercado.

Downloads

Publicado

2023-02-19

Como Citar

Santos de Alencar Normando, J. . (2023). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E MEDIAÇÃO COMUNICACIONAL: OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 1(1), 43–44. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/462

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.