FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O DESAFIO DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autores

  • Vitória Maria Gomes dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Therezinha Coelho de Souza Universidade de Vassouras

Palavras-chave:

Formação Docente, Pluralidade

Resumo

O papel do educador na atualidade é bastante desafiador, visto que o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação e o processo de globalização ampliaram a necessidade desse profissional estar em constante atualização e/ou formação continuada, para transmitir/obter conhecimento aos seus educandos. Por outro lado, o perfil dos estudantes também está bastante modificado, pois atualmente possuem acesso a novas informações pertinentes ou fakes rapidamente, devido ao fácil ingresso nas novas ferramentas tecnológicas.  Neste entendimento o modelo convencional de formação não atende mais às demandas sociais que são enfrentadas diariamente dentro das escolas de Educação Básica, por isso devem ser redirecionadas novas habilidades à formação docente para o atendimento da sociedade contemporânea. A metodologia empregada na presente pesquisa foi a revisão de literatura, onde se buscou analisar os estudos mais recentes sobre o tema para se obter uma melhor compreensão no que se refere ao enfrentamento desses desafios. O estudo analisou aspectos sociais, comportamentais, formação pedagógica, teorias da aprendizagem e práticas educativas de textos desenvolvidos por autores que forneceram todo o aporte teórico-metodológico ao trabalho. Os professores exercem um relevante papel social, dentro e fora da escola, sendo considerados como modelos para muitos alunos, além disso, são procurados com frequência para solucionar dúvidas relativas à educação. O professor é sempre um educador, um norteador de novos caminhos e perspectivas. Na sua formação deve ser preparado para a diversidade e multiculturalidade da sociedade atual. A escola do século XXI deve ser, prioritariamente um espaço democrático e inclusivo, onde o social e educacional se inter-relacionam e completam. Assim, o processo de formação acadêmica deve garantir a presença de momentos que envolvam experiências reais do cotidiano educativo, desenvolvendo um processo onde o educador possa se identificar concretamente. O professor não pode mais ser formado para ser um simples transmissor de conhecimento, mas sim como aquele que leva seus alunos a construírem e buscarem seus conhecimentos, sendo, portanto, sensível e atento às necessidades destes numa dinâmica de intercâmbio educacional, onde aprende e ensina. O mundo moderno requer troca de saberes, de experiências e de vivências, onde professor e aluno devem analisar e refletir a sociedade que os rodeia, numa tentativa de agir sobre ela, transformando-a para melhorá-la. Dessa forma, o tema sobre a formação do educador precisa abarcar uma formação ampla que o contemple com as ferramentas necessárias para conduzir-se, e a seus educandos à construção de uma sociedade mais justa, fraterna, democrática e igualitária. O papel do profissional da educação é, antes de tudo, romper grilhões e criar espaços para a construção de um mundo mais justo para todos.

Biografia do Autor

Vitória Maria Gomes dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orcid: 0009-0000-6089-3523. E-mail: vmsgomes@outlook.com

Therezinha Coelho de Souza, Universidade de Vassouras

Professora Mestre da Universidade de Vassouras. E-mail: thei.souza@yahoo.com.br

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Santos, V. M. G. dos, & Souza, T. C. de. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DESAFIO DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA . ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1612

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