FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O DESAFIO DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Visualizações: 19Palavras-chave:
Formação Docente, PluralidadeResumo
O papel do educador na atualidade é bastante desafiador, visto que o advento das novas tecnologias da informação e da comunicação e o processo de globalização ampliaram a necessidade desse profissional estar em constante atualização e/ou formação continuada, para transmitir/obter conhecimento aos seus educandos. Por outro lado, o perfil dos estudantes também está bastante modificado, pois atualmente possuem acesso a novas informações pertinentes ou fakes rapidamente, devido ao fácil ingresso nas novas ferramentas tecnológicas. Neste entendimento o modelo convencional de formação não atende mais às demandas sociais que são enfrentadas diariamente dentro das escolas de Educação Básica, por isso devem ser redirecionadas novas habilidades à formação docente para o atendimento da sociedade contemporânea. A metodologia empregada na presente pesquisa foi a revisão de literatura, onde se buscou analisar os estudos mais recentes sobre o tema para se obter uma melhor compreensão no que se refere ao enfrentamento desses desafios. O estudo analisou aspectos sociais, comportamentais, formação pedagógica, teorias da aprendizagem e práticas educativas de textos desenvolvidos por autores que forneceram todo o aporte teórico-metodológico ao trabalho. Os professores exercem um relevante papel social, dentro e fora da escola, sendo considerados como modelos para muitos alunos, além disso, são procurados com frequência para solucionar dúvidas relativas à educação. O professor é sempre um educador, um norteador de novos caminhos e perspectivas. Na sua formação deve ser preparado para a diversidade e multiculturalidade da sociedade atual. A escola do século XXI deve ser, prioritariamente um espaço democrático e inclusivo, onde o social e educacional se inter-relacionam e completam. Assim, o processo de formação acadêmica deve garantir a presença de momentos que envolvam experiências reais do cotidiano educativo, desenvolvendo um processo onde o educador possa se identificar concretamente. O professor não pode mais ser formado para ser um simples transmissor de conhecimento, mas sim como aquele que leva seus alunos a construírem e buscarem seus conhecimentos, sendo, portanto, sensível e atento às necessidades destes numa dinâmica de intercâmbio educacional, onde aprende e ensina. O mundo moderno requer troca de saberes, de experiências e de vivências, onde professor e aluno devem analisar e refletir a sociedade que os rodeia, numa tentativa de agir sobre ela, transformando-a para melhorá-la. Dessa forma, o tema sobre a formação do educador precisa abarcar uma formação ampla que o contemple com as ferramentas necessárias para conduzir-se, e a seus educandos à construção de uma sociedade mais justa, fraterna, democrática e igualitária. O papel do profissional da educação é, antes de tudo, romper grilhões e criar espaços para a construção de um mundo mais justo para todos.