NARRATIVAS DE CORDEL NA ABORDAGEM DO OFÍCIO DAS REZADEIRAS
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Cordel; Benzeção; Rezadeiras; Rezadores; Ensino de História.Resumo
A literatura de cordel tem sido um campo fértil de discussões das questões que permeiam o cotidiano social, histórico e cultural. Através do cordel é possível perceber as representações construídas sobre sujeitos e suas práticas sociais e culturais. O ofício de rezadeiras, que faz parte das práticas culturais brasileiras, consiste num importante trabalho social e histórico, uma vez que estas mulheres e homens sábios do universo das plantas, benzeções articulam em seus ofícios o conhecimento fitoterápico das ervas com as questões em torno do sagrado. Ensinar história a partir destes conhecimentos, é propiciar a articulação entre a escola e os conhecimentos históricos que são elaborados fora de seu contexto. Este artigo, tem como objetivo discutir sobre ensino de história e práticas de cura a partir da literatura de cordel. Nossa proposta parte de análise do cordel para compreender o universo de ações e ofícios de rezadeiras e rezadores, observando estes como educativos. Tomamos como referências os estudos delineados por Rosilene Melo (2010), Ruhama Souto (2021), Jacques Le Goff (2013), Margareth Rago (1995) e Circe Bittencourt (2008) para a partir dele implementar nossa discussão. Consideramos importante no ensino de história abordar temáticas pouco tratadas no currículo da escola, como aquelas relativas às rezadeiras/ores.