O ACERVO DE LITERATURA INFANTO-JUVENIL NEGRA EM BIBLIOTECAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RN CENTRAL
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Bibliotecas Escolares, Literatura Infanto-Juvenil Negra, Educação Étnico RacialResumo
Esse trabalho apresenta os resultados iniciais da pesquisa intitulada "Da possibilidade da criança negra se ver representada: um estudo sobre as bibliotecas e os empréstimos de livros de literatura infanto-juvenil negra em escolas do RN central”. A fundamentação tem base nas premissas teóricas dos estudos decoloniais e interculturais (FANON, 2008; MIGNOLO, 2007; QUIJANO, 2005; WALSH, 2009) e dos estudos críticos emancipatórios (FREIRE, 2000; SANTOS, 2007). Argumenta-se em favor da ruptura com a herança filosófica-científica -epistemológica da modernidade, nesse sentido, caminha-se pelo emergente pensamento latino americano, africano e afro diaspórico, radicalmente comprometido com um projeto epistemológico, ético, político e social construído a partir de uma historicidade raiz. Para a inteligibilidade dos dados, utilizou-se da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados demonstraram os estudos iniciais, cujo propósito é compreender a perspectiva, a qual repudia qualquer forma de hierarquia epistêmica, sobretudo, a construída pela racionalidade ocidental. As bibliotecas escolares visitadas possuem um acervo de literatura infanto-juvenil negra muito ínfimo, na relação com a tradição hegemônica, a qual respalda valores e territórios historicamente branco.