FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19:

UM ESTUDO COMPARADO ENTRE AS PROPOSTAS DA UNESP E DA UESPI

Visualizações: 106

Autores

  • Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino Universidade Estadual do Piauí, Brasil
  • Ana Paula de Oliveira Augusto Universidade Estadual Paulista
  • Michele de Lourdes Alves Madureira Universidade Estadual Paulista, Brasil

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação comparada, Curso de Pedagogia, Pandemia Covid 19

Resumo

No ano de 2020, o mundo passou a enfrentar uma crise causada pela COVID-19 que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar estado de pandemia. Foi necessário o isolamento social e medidas de orientação para conter a disseminação do vírus. Como todos os setores, a educação também foi fortemente impactada, estagnando suas atividades presenciais e passando a trabalhar no modo remoto emergencial. O presente estudo atravessa o seguinte questionamento: Quais foram as propostas de formação de professores adotadas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI) durante esse contexto pandêmico? Portanto, tem como objetivo analisar comparativamente as propostas formativas nas duas Instituições públicas de Ensino Superior no período entre março/2020 e junho/2021. Partindo deste pressuposto, o estudo de natureza qualitativa baseou-se na Metodologia da Educação Comparada, seguindo a análise metodológica de Bereday (1972). Os resultados observados apresentaram aproximações no tocante ao cumprimento de legislações federais e estaduais, bem como alguns distanciamentos, relacionados ao planejamento e execução de suas próprias normativas com propostas de continuidade da demanda formativa, além dos contextos sociais díspares em que cada instituição está inserida.

Downloads

Publicado

2023-02-19

Como Citar

Albuquerque Prazim Brasilino, C. V. ., de Oliveira Augusto, A. P. ., & de Lourdes Alves Madureira, M. . (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19:: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE AS PROPOSTAS DA UNESP E DA UESPI. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 1(1), 37–37. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/384

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.