A EDUCAÇÃO NA DEFESA DA DEMOCRACIA E NO COMBATE ÀS MÚLTIPLAS FACETAS DO CONSERVADORISMO

Visualizações: 90

Autores

  • Maria da Conceição Dal Bó Vieira Faculdade Fleming Cerquilho -
  • Gabriel Arruda Burani Faculdade Fleming Cerquilho FAC https://orcid.org/0000-0003-4766-3576
  • Thais Hora Paulino Faculdade Fleming Cerquilho

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.767

Palavras-chave:

Educação, Democracia, Conservadorismo

Resumo

Este trabalho pretende mostrar a educação como uma ferramenta básica e indispensável na defesa de um mundo mais democrático e no combate às falsas questões lançadas e defendidas por setores retrógrados da sociedade. O objetivo é destacar que, sem uma educação progressista, a democracia corre perigo e a sociedade pode mergulhar na barbárie. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica abrangendo publicações de diferentes épocas que já alertavam para a questão da educação como um dos pilares de sustentação da democracia e uma das formas mais adequadas de combater o conservadorismo. Após a consulta de diferentes autores considera-se que, sem sombra de dúvidas, a educação tem um papel relevante e insubstituível na defesa da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Dal Bó Vieira, Faculdade Fleming Cerquilho -

Mestre em Educação.

Gabriel Arruda Burani, Faculdade Fleming Cerquilho FAC

Mestre em Tecnologias Emergentes da Educação, filiação institucional: Faculdade Fleming Cerquilho. 

Thais Hora Paulino, Faculdade Fleming Cerquilho

Doutora em Ciências Farmacêuticas, filiação institucional: Faculdade Fleming Cerquilho.

Referências

REFERÊNCIAS

ARROYO. Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 11ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.

CARNEIRO. Roberto. Educação e Comunidades Humanas revivificadas – uma visão da escola socializadora no novo século. In: DELORS, Jacques; et al. Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 2 ª ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da Educação Brasileira – Leituras. São Paulo: Cengage Learning Edições Ltda, 2003.

MONDAINI, Marco. Direitos humanos: breve história de uma grande utopia. São Paulo: Edições 70, 2020.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro, tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. - 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento [livro eletrônico] / Boaventura de Sousa Santos, Marilena Chaui.1ª ed. São Paulo: Cortez, 2014. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137463562_5

SIMÕES, Edson. A luta pela democracia no Brasil: de Vargas a Bolsonaro. vol. 5, 1ª ed. São Paulo: Almedina, 2022.

VIEIRA, Maria da Conceição Dal Bó; PAULINO, Thais Hora; BURANI, Gabriel Arruda. O abandono das evidências científicas e o desprezo pelas humanidades no aprofundamento da crise da covid-19. In: III Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos - Dimensões dos Direitos Humanos na Resposta à COVID-19 (CEDH2021). Coimbra: JUS.XXI, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.51389/SDCO5318 . DOI: https://doi.org/10.51389/SDCO5318

Professores de ensino superior e autores.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Vieira, M. da C. D. B., Burani, G. A., & Paulino, T. H. (2023). A EDUCAÇÃO NA DEFESA DA DEMOCRACIA E NO COMBATE ÀS MÚLTIPLAS FACETAS DO CONSERVADORISMO. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 3(1), 43–51. https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.767