PERFIL SOCIOECONÔMICO DO ESTUDANTE ATENDIDO PELA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

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DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.756

Palavras-chave:

Perfil Socioeconômico, Assistência Estudantil, PNAES, Metodologia de Análise Socioeconômica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil do estudante atendido pelos auxílios da assistência estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a partir do levantamento dos dados realizados pela equipe de assistentes sociais durante a realização do Edital de auxílios Proae 04/2021, instrumento que operacionaliza o acesso aos auxílios da Política de Assistência Estudantil na instituição. Conhecer o perfil dos usuários das políticas públicas torna-se de fundamental importância para que os programas relacionados a essas, neste caso o Programa Nacional da Assistência Estudantil (PNAES), possam ser criados, avaliados e reformulados a partir da realidade do público-alvo das suas ações. A patir dos dados, corrobora-se a tese de que os estudantes solicitantes dos auxílios, apresentam um perfil que demanda uma permanência qualificada durante sua formação acadêmica. Em uma análise amparada na totalidade, é necessário que a concepção de assistência estudantil vá para além da assistência prioritária, que tenha orçamento/financiamento ampliado e abarque todas os dez eixos que dispõe o PNAES, além de atuar de maneira articulada a outros setores da universidade.

 

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Biografia do Autor

Merielle Martins Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação, especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade PROMINAS (2021), especialista em Trabalho Social com Famílias pela Faculdade Católica de Uberlândia (2013-2014), bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES 2008/2011). Atuou como assistente social na Prefeitura Municipal de Uberlândia (2012-2014), na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2014-2015), ocupou o cargo efetivo de Analista de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento/Serviço Social na Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social -SEDESE-MG (2015-2016) e atualmente exerce a função de assistente social na Divisão de Assistência e Orientação Social (Diase) na Universidade Federal de Uberlândia- UFU.

Clara Rodrigues da Cunha Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Especialização em Instrumentalidade do Seviço Social pela Universidade Cândido Mendes (2016). Atualmente é Assistente Social da Pro-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

Martins Alves, M., & Rodrigues da Cunha Oliveira, C. (2023). PERFIL SOCIOECONÔMICO DO ESTUDANTE ATENDIDO PELA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 3(1), 14–23. https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.756