PERFIL SOCIOECONÔMICO DO ESTUDANTE ATENDIDO PELA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
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https://doi.org/10.56579/verum.v3i1.756Palavras-chave:
Perfil Socioeconômico, Assistência Estudantil, PNAES, Metodologia de Análise Socioeconômica.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil do estudante atendido pelos auxílios da assistência estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a partir do levantamento dos dados realizados pela equipe de assistentes sociais durante a realização do Edital de auxílios Proae 04/2021, instrumento que operacionaliza o acesso aos auxílios da Política de Assistência Estudantil na instituição. Conhecer o perfil dos usuários das políticas públicas torna-se de fundamental importância para que os programas relacionados a essas, neste caso o Programa Nacional da Assistência Estudantil (PNAES), possam ser criados, avaliados e reformulados a partir da realidade do público-alvo das suas ações. A patir dos dados, corrobora-se a tese de que os estudantes solicitantes dos auxílios, apresentam um perfil que demanda uma permanência qualificada durante sua formação acadêmica. Em uma análise amparada na totalidade, é necessário que a concepção de assistência estudantil vá para além da assistência prioritária, que tenha orçamento/financiamento ampliado e abarque todas os dez eixos que dispõe o PNAES, além de atuar de maneira articulada a outros setores da universidade.
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