INCIDÊNCIA DO IDEÁRIO CATÓLICO SOBRE A REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1925-1940)

Visualizações: 68

Autores

  • Monalisa Lopes dos Santos Coelho Universidade Federal de Uberlândia/Programa de Pós-Graduação em Educação

Palavras-chave:

Ideário católico; imprensa pedagógica; Revista do Ensino.

Resumo

Este trabalho insere-se na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação. Os objetivos são identificar a quantidade de conteúdos pedagógicos católicos publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais  (1925-1940); verificar, em termos gerais, como estes conteúdos se apresentavam anualmente no interior do periódico, e compreender as representações assumidas pelo ensino religioso. Metodologicamente adotou-se a perspectiva da Nova História Cultural, sob uma abordagem qualitativa realizando-se uma pesquisa bibliográfica, e a análise documental dos 175 números do periódico, com o levantamento geral das publicações que veiculavam o ideário católico. Os resultados demonstraram que os conteúdos católicos foram tão aceitos pela direção da revista, que mesmo com variações na quantidade das publicações, eles incidiram sobre cada um dos seus quinze anos editoriais com várias publicações extensas. A conquista de espaço editorial foi intermedida pelas articulações políticas entre as autoridades eclesiásticas com os responsáveis pela imprensa pedagógica oficial mineira. A Igreja Católica encontrou em Minas Gerais uma sociedade de tradição religiosa conservadora, e sucessivos governos estaduais dispostos a colaborem com seus interesses. Portanto, considerou-se que o ideário católico não apenas incidiu sobre a Revista do Ensino, como também beneficiou-se desse veículo de comunicação para disseminar os seus pressupostos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Lopes dos Santos Coelho, M. (2022). INCIDÊNCIA DO IDEÁRIO CATÓLICO SOBRE A REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1925-1940) . VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(2), 59–78. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/227