A GESTÃO DA SALA DE AULA POR EDUCADORES FÍSICOS E PEDAGOGOS ATUANTES NO ENSINO MUNICIPAL DE JACAREÍ

Visualizações: 241

Autores

  • Júlio César Melo de Moraes Secretaria Municipal de Educação de Jacareí |Secretaria Municipal de Educação de Santa Branca https://orcid.org/0000-0002-0696-9686
  • Myrian Abecassis Faber Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.978

Palavras-chave:

Gestão em sala de aula, Educação Física, Pedagogos, Formação inicial

Resumo

A gestão da sala de aula é fundamental nos cursos de licenciatura. Sob a perspectiva dos Educadores Físicos e dos regentes de sala da Rede Municipal de Educação de Jacareí, no estado de São Paulo, este estudo de caso de abordagem mista, exploratório e descritivo pesquisou 34 profissionais da Educação Física (26 experientes e 08 inexperientes) e 96 Pedagogos (85 experientes e 11 inexperientes), atuantes no Ensino Fundamental I, nas 29 escolas da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí–SP. Dos 34 (24,1%) Educadores Físicos, 08 se consideram inexperientes, 02 pouco competentes, 01 muito competente e 05 parcialmente. Entre os 26 experientes, 05 julgam-se pouco competentes, 15 parcialmente, 05 muito e 01 extremamente. Entre os 96 (68,1%) pedagogos, 11 inexperientes, 03 julgam-se muito competentes, 05 parcialmente e 03, pouco. Dos 85 experientes, 03 extremamente competente, 20 muito, 49 parcialmente, 12 pouco e 01 totalmente incompetente. A formação inicial dos profissionais de ambas as áreas, atuantes em Jacareí- SP; foi deficitária; não proporcionou informações concretas e práticas sobre a gestão de sala de aula e gerenciamento dos alunos. Tanto os experientes, quanto os inexperientes de ambas as áreas estudadas não conseguem administrar adequadamente seus alunos em suas salas de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Melo de Moraes, Secretaria Municipal de Educação de Jacareí |Secretaria Municipal de Educação de Santa Branca

Mestre em Educação - Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA - Py.

Myrian Abecassis Faber, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Biotecnologia - Universidade do Estado do Amazonas -UEA- AM.

Referências

ABREU, S. M. B. de; SABÓIA, W. N.; NOBREGA-THERRIEN, S. M. Formação docente em educação física: Perspectivas de uma racionalidade pedagógica do corpo em movimento. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 12, p. 191–206, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i12.897.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. 288 p.

BEN-PERETZ, M; EILAM, B; LANDLER-PARDO, G. Teacher education for classroom management in Israel: Structures and orientations. Teaching Education. Taylor & Francis Online, 2011. 22, 133-150. DOI: https://doi.org/10.1080/10476210.2011.567842.

CRESWELL, John. W. Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches. Thousand Oaks, CA: Sage, 2012. 448 p.

EVERTSON, Carolyn. M; WEINSTEIN, Carol. S. Classroom management as a field of Inquiry. In. EVERTSON, Carolyn. M & WEINSTEIN, Carol. S. (Eds). (2006), New York: Routledge. Handbook of classroom management: Research, practice, and contemporary issues, 2006. p. 1 – 15.

GLINA, Débora, Mirian, Raab & SOBOLL, Lis, Andreia. Intervenções em assédio moral no trabalho: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Dossiê temático: assédio moral no trabalho, [s. l.], v. 37, ed. 126, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0303-76572012000200008.

GOTIZENS, Concepcion. A disciplina escolar: prevenção e intervenções nos problemas de comportamento. 2ª Edição, Porto Alegre, Editora Artmed, 2003.

MARTINS, José. Lauro. A gestão da aprendizagem em ambiente virtual. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Educação Especialidade de Tecnologia Educativa) - Universidade do Minho, Instituto de Educação, [s. l.], 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/34067. Acesso em: 8 jan. 2022.

MILHOMEM, Dhuliet. Keterine. Ferreira. A Efetividade do conceito de gestão da aprendizagem descrita na Literatura. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Tocantins Campus Universitário de Palmas Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós - Graduação Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde - PPGECS, [s. l.], 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598561. Acesso em: 8 jan. 2022.

OLIVER, Regina, M & RESCHLY, Daniel, J. Special Education Teacher Preparation in Classroom Management: Implications for Students With Emotional and Behavioral Disorders. Behavioral Disorders, v. 35, n. 3, p. 188–199, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267775606. Acesso em: 30 mar. 2024.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. 232 p.

PESSI, Larissa. Como os professores aprendem as competências que precisam ensinar. Desafios da educação, 2019. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/professores-ensino-competencias-gerais/. Acesso em: 07 mai. 2023.

PIMENTA, S. G & ANASTASIOU, L. Docência no Ensino Superior. ed. 02, São Paulo-SP: Cortez, 2011. 280 p.

SÁ, José. Maria. Vasconcellos. A qualidade da formação de professores no Brasil. Desafios da Educação, 2021. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/a-qualidade-formacao-professores/. Acesso em: 07 mai. 2023.

SILVEIRA, Thiago. Araújo & OLIVEIRA, Maria. Marly. Formação Inicial e saberes docentes no ensino de química através da utilização do círculo hermenêutico-dialético. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321062942_INITIAL_TRAINING_AND_KNOWLEDGE_IN_THE_TEACHING_OF_CHEMISTRY_TEACHERS_THROUGH_THE_USE_OF_THE_CIRCLE_HERMENEUTIC-DIALECTIC. Acesso em: 30 abr. 2022.

SCHWILLE. John & DEMBÉLÉ. Martial. Global perspectives on teacher learning: improving policy and practice. International Institute for Educational Planning (IIEP), Paris, 2007 p. 146. Disponível em: http://www.iiep.unesco.org/en/publication/global-perspectives-teacher-learning-improving-policy-and-practice. Acesso em: 21 mai. 2022.

STOUGH, L. M. The Place of Classroom Management and Standards in Teacher Education. In C. M. Evertson, & C. S. Weinstein (Eds)., Handbook of Classroom Management: Research, Practice, and Contemporary Issues, Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2011.

TAL, Clodie. Case studies to deepen understanding and enhance classroom management skills in preschool teacher training. Early Childhood Education Journal, v. 38, 143-152. 2010.

WONG, Harry. K & WONG, Rosemay. T. The first days of school. Mountain View, CA: Harry K. Wong Publications, 2009.

VALENTE, Ivan. Plano Nacional de Educação. DP&A Editora, 2001. 190 p.

WUBBELS, Theo. An international perspective on classroom management: What should prospective teachers learn? Teaching Education, Taylor & Francis Group, v. 22, n. 2, p. 113-131, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/10476210.2011.567838.

YÜKSEL, Íhsan. Investigando o impacto do curso de gerenciamento de sala de aula na autoeficácia níveis: um estudo experimental com professores em formação. Educação e Ciência, v. 39, n. 171, p. 259–269. 2014.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Moraes, J. C. M. de, & Faber, M. A. (2024). A GESTÃO DA SALA DE AULA POR EDUCADORES FÍSICOS E PEDAGOGOS ATUANTES NO ENSINO MUNICIPAL DE JACAREÍ. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.978

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.