EVASÃO E RETENÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM OLHAR PARA ÉTICA DOS DEVERES

Visualizações: 218

Autores

Palavras-chave:

Permanência; Compromisso Social; Reflexão Ética.

Resumo

A educação profissional e tecnológica fundamentada em uma história há mais de 100 anos,  início em 1909, com a criação de Escolas de Aprendizes Artífices, passaram por transformações e reconfigurações; cada vez mais presentes nos estudos acadêmicos. O Programa de Permanência e Êxito, acende uma esperança para os estudantes, amplia a possibilidade aos educandos para manterem-se na instituição durante a formação. O estudo sobre ética do dever, no contexto da evasão escolar no ensino técnico e tecnológico no IFFar resulta em pesquisa descritiva, em estágio incipiente que teve como objeto os Planos Estratégicos de Permanência e Êxito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) Campus São Borja. A investigação filosófica com propósito tornar explícita pressuposições implícitas que guiam a prática cotidiana; apresenta critérios identificadores para o chamado fenômeno ético, busca um diálogo entre o problema público, evasão, e, a política pública, elementos que constitui-se como possibilidade de resolução do problema, a política de permanência, essa, instituída logo após as Auditorias Internas nas Instituições Federais de Ensino (IFs), compreendidas como as entidades vocacionadas estritamente ligada a educação pública, os apontamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) buscam minimizar a problemática da evasão e consolidar a qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Micheli Greff Menuzzi, Universidade Federal do Pampa

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Muriel Pinto , Universidade Federal do Pampa

Doutor em Geografia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja. Atuando nos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas, Ciências Sociais – Ciência Política e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas.  

Muriel Pinto, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Geografia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Campus São Borja. Atuando nos cursos de Licenciatura em Ciências Humanas, Ciências Sociais – Ciência Política e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas.  

Daniel Sarmento Pereira, Universidade Federal do Pampa

Aluno do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa. E-mail: danielsarmentop@gmail.com

Referências

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil.

_______. Decreto n° 7.566 de 23 de setembro de 1909. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivo s/pdf3/decreto_7566_1909.pdf> Acesso em: set.2020

_______. Lei que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm> Acesso em: set.2020

_______. Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 506/2013 – TCU – Plenário, Brasília, DF: 13 de março de 2013.

FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In. BRANDÃO, C. R. (org.) O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Martin Claret. 1ª edição. 149 páginas. 2005.

LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. São Paulo: 1º ed. Cortez, 2001.

Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 do Instituto Federal Farroupilha. https://www.iffarroupilha.edu.br/documentos-do-pdi/item/8369-plano-de-desenvolvimento-institucional-2014-2018. Acesso em: set.2020

SECCHI, Leonardo. Análise de Políticas Públicas: Diagnósticos de programas, recomendações de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016. p. 01 - 05.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, 2016, p. 26 https://doi.org/10.1590/S1517-45222006000200003

Williams, B. (1985): Ethics and the Limits of Philosophy, Routledge, Londres, 2006.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

Greff Menuzzi, S. M., Pinto , M. ., Pinto, M. ., & Sarmento Pereira, D. . (2022). EVASÃO E RETENÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM OLHAR PARA ÉTICA DOS DEVERES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(3), 41–49. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/347

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.