TENSÕES NA PRODUÇÃO JUVENIL

ENTRE O YOUTUBE E A ESCOLA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.968

Palavras-chave:

Juventudes, Modernidade líquida, YouTube

Resumo

As teorizações sobre a Modernidade Líquida e as Sociedades de Controle permitem que os/as pesquisadores(as) da educação vislumbrem com outros olhares as novas configurações econômicas, culturais e sociais que incidem sobre os/as jovens. Produto de uma tese de doutoramento em Educação, o artigo tem como objetivo identificar e analisar questões relacionadas à produção de subjetividades e identidades juvenis na contemporaneidade, considerando como eixo dessa produção as tensões entre a escola e o consumo cultural em plataformas digitais, em especial, o YouTube. A construção empreendida no texto é baseada em um processo de análise tendo como ferramenta analítica a noção de discurso e a “etnografia de tela”, através das quais percebe-se a rede de relações que se estabelecem na produção do jovem contemporâneo, atravessado pelo consumo, pelas novas disposições corporais e midiáticas que concorrem com a escola na formação do sujeito crítico e consciente, projeto de formação humana da modernidade. Foram, sobretudo, impactos diretos em sua socialização cada vez mais restrita aos círculos do consumo digital, pela negação ou distanciamento da escola e de suas promessas de futuro. Isso também ocorre pela adoção de novos referentes ideais em sua formação; em vez de professores(as), os novos influenciadores(as) digitais na internet.

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Biografia do Autor

Lucas da Silva Martinez, Prefeitura Municipal de Santa Maria

Pós-doutorando em Educação (UFSM). Mestre e Doutor em Educação (UFSM). Pedagogo (UNIPAMPA). Professor da rede municipal de Santa Maria. Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação (UFRGS), especialista em Dança (PUC/RS); Pedagoga (UPF). Professora no Centro de Educação (UFSM). Atua no PPGE, orienta e pesquisa sobre os temas das culturas infantis, práticas educativas e políticas para a infância. É membro do grupo de pesquisa “Filosofia, Cultura e Educação” (FILJEM/CNPq).

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Publicado

2024-04-02

Como Citar

Martinez, L. da S., & Salva, S. (2024). TENSÕES NA PRODUÇÃO JUVENIL: ENTRE O YOUTUBE E A ESCOLA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–21. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.968

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