LIMITE DA DESPESA COM PESSOAL, CONFORME A LEI COMPLEMENTAR 101/2000, DO MUNICÍPIO DE ITAQUI

Visualizações: 352

Autores

  • Márcio Luciano dos Santos Campos Fundação Universidade Federal do Pampa
  • Ronaldo Bernardino Colvero Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Lei de Responsabilidade Fiscal; Despesa Com Pessoal; Controle Social

Resumo

A Lei Complementar 101/2000, conhecida como Lei de responsabilidade fiscal (LRF), normatizou vários dispositivos para o controle das finanças públicas, com especial atenção ao planejamento, às despesas com pessoal, ao endividamento, a transparência, controle e fiscalização. Em relação a despesa total com pessoal, a LRF traz uma normatização para o controle dos mesmos, os quais não ultrapassem, no executivo municipal, 54% da receita corrente líquida. Com esse controle, a gestão pública, racionaliza o gasto com as despesas com pessoal, com o propósito de se adaptar a LRF. O objetivo deste trabalho é trazer para as pessoas que fazem a fiscalização das contas públicas do município de Itaqui (RS), o conhecimento da formação do percentual do limite de gasto com pessoal em relação a receita corrente líquida, como forma de exercício do controle social pela sociedade.  Para desenvolver esse trabalho, foi feita uma revisão literária, analisando a entidade e colhendo os dados do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. O recorte espacial, ficou entre os anos de 2002 até 2019. Através dessa pesquisa percebeu-se que o município de Itaqui sofre muitas dificuldades para adequação da despesa total com pessoal dentro dos limites estabelecidos na LRF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2020.

BRASIL. Lei Complementar nº 101/2000, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2020.

CHRISPINO, Alvaro. Introdução ao estudo das políticas públicas: uma visão interdisciplinar e contextualizada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016.

HOCHMAN, Gilberto (org). Celina Souza. Políticas Públicas no Brasil. In: Estado da arte da pesquisa em Políticas Públicas. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007.

LUIZ, Wander. LRF Fácil: Guia Contábil da Lei de Responsabilidade Fiscal. 5ed. Brasília: CFC, 2003.

SECCHI, Leonardo. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendações e soluções. 1. ed., 2. Reimpressão. São Paulo: Cengage, 2019.

SILVA, Rodrigo B; KISCHLAT, Everton; CORTES, Rebecca (a). Controle social. Brasília: Enap, 2015. Módulo I: Introdução e conceitos básicos.

Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul - TCE, 2020. Consulta Evolução das Contas. Disponível em . Acesso em: 06 de nov. 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Campos, M. L. dos S., & Bernardino Colvero, R. (2021). LIMITE DA DESPESA COM PESSOAL, CONFORME A LEI COMPLEMENTAR 101/2000, DO MUNICÍPIO DE ITAQUI. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(1). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/39

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.