A VALORAÇÃO DO BILINGUISMO COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO FRONTERIÇA, EM TEMPOS DE PANDEMIA

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Autores/as

  • Eva Terezinha Ferreira Jornada Universidade Federal do Pampa
  • Muriel Pinto Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v3i2.134

Palabras clave:

Bilinguismo; Fronteira; Instituições

Resumen

Este artigo tem como tema: A valoração do bilinguismo como ferramenta de integração fronteiriça, em tempos de pandemia. O objetivo desse é analisar os programas governamentais bilingues, que já foram implementados pontuando quais existem, na atualidade, em instituições públicas. Justifica-se pelo fato histórico, que as famílias de Santo Tomé vieram ao atravessarem o rio Uruguai, oriunda da Redução de Santo Tomé à fundação da Redução de São Francisco de Borja, já utilizando, na oralidade esse bilinguismo. A metodologia desse estudo será por meio da pesquisa bibliográfica, qualitativa e metodologia da abordagem argumentativa. Pretendese manter um diálogo sobre como resolver o seguinte problema: Como a falta de conhecimento bilingue afeta as competências emocionais, dos discentes, nas instituições públicas, no Ensino Fundamental, são-borjense? No cenário educacional, pretende-se disseminar mais essas práticas de linguagens nas relações com outras línguas por meio de oralidade fronteiriça. Com vieses de contexto histórico, cultural... Porque antigamente a linguagem utilizada era o guarani ou o espanhol até então. Observa-se uma ineficiência em explanar a trajetória da historicidade, sobre a formação étnica, linguística, cultural, política e religiosa numa linguagam coesa, mas de acordo com a faixa etária dos (as) discentes. No antepassado, nas práticas cotidianas de arquitetura, escultura, arte, saberes, cânticos, práticas de domas, artesanato, olaria, ou seja em todo momento a língua bilingue era utilizada na comunicação reducional. A partir da integração do povo originário guarani e jesuítas espanhóis, após ao Tratado de Madri, em 1750 esse território local passou a fazer parte de colonizadores portugueses. O idioma português passa a ser utilizado após a guerra Guaranitica e litígios fronteiriços, pelo fato deles apropiaram-se dessa região. Com a decadência da cultura jesuíta da Redução de São Francisco de Borja, imposta aos originários ambos tiveram de fazer a transmigração política civilizamente.

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Biografía del autor/a

Eva Terezinha Ferreira Jornada, Universidade Federal do Pampa

Mestranda em Políticas Públicas pela UNIPAMPA, campus São Borja. Pesquisa sobre Políticas Públicas Educacionais e a valoração de o Bilinguismo e a Interculturalidade da zona fronteiriça de as cidades gêmeas São Borja e Santo Tomé.

Muriel Pinto, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Geografia pela UFRGS (2015). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul RS (UNISC). Licenciado em Geografia pela (URI) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -Campus Santo Ângelo/RS (2007).

Citas

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Publicado

2021-07-15

Cómo citar

Terezinha Ferreira Jornada, E., & Pinto, M. (2021). A VALORAÇÃO DO BILINGUISMO COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO FRONTERIÇA, EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 3(2). https://doi.org/10.56579/rei.v3i2.134

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