A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
REFLEXÕES A PARTIR DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS E ESTÁGIO CURRICULAR
Visualizações: 535DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.997Palabras clave:
Articulação teoria e prática, Docência, Realidade escolarResumen
O presente artigo tem como objetivo reconhecer a importância articulação entre teoria e prática na formação de professores, a partir das experiências vivenciadas nos estágios curriculares e nos programas institucionais, PIBID e Residência Pedagógica. Para tanto, para entendermos a relevância desta articulação utilizou-se como fundamentação teórica os seguintes autores: Formação de professores, Corrêa (2021); saberes docentes, Gauthier (1998), aprendizagem da docência, Mizukami (2011); Estágio, Pimenta (2011). Além disso, realizou-se aplicação de questionário semi-estruturado aos bolsistas participantes dos dois programas acima mencionados. As entrevistas demonstraram que os programas fomentam a articulação entre teoria e prática, e, oportuniza o engajamento profissional, na medida em que as vivências no cotidiano da sala de aula geram um grande impacto na formação acadêmico-profissional do futuro docente. Dentre os pontos relevantes, destaca-se: Aproximação com a realidade escolar; Observação e reflexão sobre a prática pedagógica e a especificidade da profissão docente; Experiência prática e desenvolvimento de habilidades; Aprendizado colaborativo; Construção de redes profissionais.
Descargas
Citas
BRASIL. Presidência Da República. Casa Civil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei Número 9.394 de 20 dez 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 10 ago 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 15out2023
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução no 2, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/calendario-de-reunioes/30000-uncategorised/77781-resolucoes-cp-2019. Acesso em: 20 set.2023.
CORRÊA C. Formação de professores e o estágio supervisionado: tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educ rev [Internet]. 2021;37:e 29817. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/pjSCdw3yLypv6zYPN9qKhvL#. Acesso em: 15out2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469829817
GAUTHIER, C; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: UniJuí, 1998.
GUERTA, R. S.; CAMARGO, C. C. DE .. Comunidade de aprendizagem da docência em estágio curricular obrigatório: aprendizagens evidenciadas pelos licenciandos. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 3, p. 605–621, jul. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320150030006
MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação, 29(2), 33–50. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838. Acesso em 21set2023.
PEREIRA, J. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria. Vol 36, n.2, p.203-218, maio/agosto. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3184 Acesso em 05nov2023.] DOI: https://doi.org/10.5902/198464443184
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA, D. M. S. DA .; FALCOMER, V. A. DA S.; PORTO, F. DE S.. As contribuições do Pibid para o desenvolvimento dos saberes docentes: a experiência da Licenciatura em Ciências Naturais, Universidade de Brasília. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 20, p. e9526, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/J5CCpBY8L39H4QLJsYqHW4H/#. Acesso em 30out2023 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-211720182001024
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Docente. Petrópolis: Vozes, 2002.
UNIPAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Humanas – Licenciatura. São Borja. 2023. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciashumanas/pagina_fixa/ppc/. Acesso em abr.2023
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.