REPRESENTAÇÕES DO IMAGINÁRIO LENDÁRIO AMAZÔNICO, ATRAVÉS DA ARTE, NA ESCOLA ESTADUAL NAZIRA LITAIFF MORIZ
Visualizações: 244Palabras clave:
Imaginário Amazônico; Produção Artística; Valorização Cultural.Resumen
O presente texto refere-se ao projeto de ensino aplicado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, aos alunos do 8° ano do ensino fundamental, do turno vespertino da Escola Estadual Profa. Nazira Litaiff Moriz, localizada em Tefé/Amazonas. O texto ora apresentado pretende evidenciar as representações do imaginário lendário, por intermédio do potencial artístico dos discentes. No trabalho realizado, a temática versa sobre as representações do imaginário lendário amazônico e o objetivo geral consistiu em desenvolver o potencial artístico dos estudantes, por meio de atividades artísticas e pedagógicas que primaram pela valorização cultural dos povos da Amazônia. Para tanto, concebeu-se a arte amazônica como legítima, a fim de romper com o discurso cultural hegemônico e considerou-se a diversidade dos saberes e a pluralidade cultural que esta imensa região agrega relacionadas, sobretudo à arte e à representação do imaginário amazônico. Na trilha metodológica, os bolsistas fizeram o estudo teórico, com autores como: Ferreira (2001), Bueno (2002), Loureiro (2015), entre outros e, posteriormente, selecionaram as lendas pertinentes à cultura local, juntamente com os discentes. Após a socialização dos textos, discutiu-se em sala de aula acerca da relevância da literatura regional e foram realizadas atividades pedagógicas como sequências didáticas de leituras, além da oficina artística e da exposição de arte amazônica. Como principais resultados, inferimos que o trabalho possibilitou o desenvolvimento do potencial artístico e o protagonismo dos discentes, além de promover a valorização da cultura local.
Descargas
Citas
AMORA, Antônio Soares. Introdução à Teoria da Literatura. 16. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
BUENO, Magali. O Imaginário Brasileiro sobre a Amazônia: uma leitura por meio dos discursos dos viajantes, do Estado, dos livros didáticos de Geografia e da mídia impressa. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo, 2002.
BRASIL/Ministério da Educação/MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais / Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
CACAU, Renara Auanário; MORIZ SCHWAMBORN, Núbia Litaiff; FONSECA, Thaila Bastos da. Desenvolvendo a arte pan-amazônica, através do PIBID, na Escola Estadual São José. In: Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade do Estado do Amazonas - UEA: Manaus: Escola Normal Superior: nov. 2019.
CANO, Flores Milagros. Investigación participativa: inícios y desarrollos. Xalapa: Nueva, 2003.
FERREIRA, Sueli. O ensino das artes: construindo caminhos. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001.
FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA. A arte no Amazonas. Concultura: Manaus, 2016.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Uma poética do imaginário. 5. ed. Manaus: Valer, 2015.
MORAES, Péricles. Os intérpretes da Amazônia. Manaus: Valer/Governo do Estado do Amazonas, 2001.
MORIZ, Núbia Litaiff. Literatura Amazonense: reflexões no processo de ensino e aprendizagem do ensino médio das escolas estaduais de Tefé/AM. 2012. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação (Masterado en Ciencias de la Educación). Universidad San Carlos. Asunción/PY. Disponível no acervo bibliotecário do CEST/UEA. Tefé/AM, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.