O DESENVOLVIMENTO DE ASSENTAMENTOS RURAIS E A FUNÇÃO DA EXTENSÃO RURAL
O CASO DO ASSENTAMENTOS SÃO JOAQUIM NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO LIVRAMENTO
Visualizações: 468Palabras clave:
Desenvolvimento Rural, Assentamento Rural, Políticas Públicas, Extensão RuralResumen
O desenvolvimento rural refere-se às estratégias e políticas destinadas a melhorar e criar condições para que as comunidades rurais possam se desenvolver de maneira sustentável e equitativa, beneficiando a população local, bem como a economia e o meio ambiente em geral. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo discutir a caracterização da reforma agrária, os assentamentos rurais e a Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), com vista a analisar a realidade do assentamento São Joaquim e as demandas e estratégias necessárias para o seu desenvolvimento, bem como, evidenciar a necessidade da efetivação da política pública de Extensão Rural. Para isso, o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Rural pesquisa (GIEDER) da Universidade Federal do Pampa - Campus Itaqui realizou coleta e análise de dados do assentamento, evidenciando características relevantes que necessitam de qualificação para proporcionar o desenvolvimento das famílias. Desse modo, pode-se notar a evolução do assentamento e as melhorias que devem ser realizadas, visualizando a importância da extensão rural para dispersão de conhecimentos e técnicas visando o seu desenvolvimento.
Descargas
Citas
COPTEC – COOPERATIVA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS LTDA. Plano de Recuperação do Assentamento São Joaquim: Santana do Livramento/RS, 2009.
DALBIANCO, V. P. A institucionalidade do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) NO/RS. In: Uma nova extensão rural pública: a experiência pluralista e descentralizada da Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) no Estado do Rio Grande do Sul / organizadores Vinicius Piccin Dalbianco... [et al.], – Ijuí: ed. Unijuí, 2018.
DALBIANCO, V. P.; NEUMANN, P. S. Rumos da Ates no RS: em direção à constituição de um sistema descentralizado?. In: DIESEL, V.; NEUMANN; P. S.; SÁ, V. C. (Orgs.). Extensão Rural no contexto do pluralismo institucional: reflexões a partir dos serviços de Ates aos assentamentos da reforma agrária no RS. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
FLECH, E. M.; FRIEDERICH, G. Um Sistema Integrado de Gestão Rural (SIGRA) como Instrumento de Gestão da Atuação em Rede. In: Uma nova extensão rural pública: a experiência pluralista e descentralizada da Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) no Estado do Rio Grande do Sul / organizadores Vinicius Piccin Dalbianco... [et al.], – Ijuí: ed. Unijuí, 2018.
LEITE, S. Por uma economia política da reforma agrária: custo de implantação e infra-estrutura nos assentamentos rurais paulistas (1984-1989). p. 287-313. In: MEDEIROS, L. S. et. al. Assentamentos rurais: uma visão interdisciplinar. São Paulo: ED.UNESP, 1994.
MIRANDA, A. C. Reforma agrária e desenvolvimento rural: estudo de caso dos assentamentos de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2015.
NASCIMENTO, C. G. Políticas "Públicas" e Educação do Campo: em busca da cidadania possível?. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 7, p. 178-198, 2009.
OLIVEIRA, C.L. Caminhos e descaminhos da extensão rural no Assentamento Santa Mônica, Terenos/MS. Dissertação (Mestrado em Educação e Territorialidade) - Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados, 2023. Disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/setor/biblioteca/repositorio.
OXFAM BRASIL. A economia do 1%, . Disponível em:https://www.oxfam.org.br/noticias/no-brasil-1-das-propriedades-detem-metade-da-area-rural/ . Acesso em: 25 de Fev. 2022.
SANTOS, Arlei Rosa dos. Desenvolvimento rural e políticas públicas em assentamentos rurais: estudo de caso na Fazenda Monte Alegre SP. 2017. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9601.
SIGRA 2016. Sistema Integrado de Gestão Rural da ATES. Universidade Federal de Santa Maria. 2016. Disponível em: www.sigra.net.br. Acesso em: Out. 2022.
VEIGA, José Eli. O que é reforma agrária. São Paulo: Brasiliense, 2005. (Coleção primeiros passos; 33).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.