PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE UMA DIDÁTICA CLÍNICA

Visualizações: 237

Autores

  • Merie Bitar Moukachar niversidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Didática clínica, Formação docente, Psicologia da educação

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de pesquisa cujo tema central é o ensino de Psicologia da Educação na formação de professores no curso de Pedagogia, propondo reflexões sobre a prática da didática clínica para o ensino dessa disciplina. Como fundamentação teórica será explorado o conceito de didática clínica, discutindo a aprendizagem em suas múltiplas dimensões, especialmente na dimensão afetiva; a formação docente e essa afetividade; e ainda, a Psicologia da Educação e a necessária articulação teoria e prática. Esta pesquisa justifica-se, pois entendemos que é urgente uma atualização da formação docente, para o enfrentamento do seu futuro profissional no cotidiano das escolas no mundo contemporâneo e um dos caminhos seria a apropriação da ideia da promoção de inovações pedagógicas. O objetivo geral, portanto, é incrementar a metodologia da didática clínica para desenvolvimento pelos professores, inicialmente, de Psicologia da Educação, na formação de professores nos cursos de Pedagogia. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que realizará um Estudo de Caso, considerando-se como instrumentos para isso, os encontros em grupo que serão realizados. Os sujeitos da pesquisa, serão alunos e professores das turmas da disciplina Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia de uma universidade pública, que será, portanto, o local da pesquisa. Entendemos que os resultados dessa investigação trarão contribuições para a formação inicial dos alunos dos cursos de Pedagogia da universidade em questão, mas também, em um formato almejado para o futuro, como extensão, contribuirá como uma formação em serviço ou continuada, junto a professoras(es) da educação básica de um modo geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Merie Bitar Moukachar , niversidade do Estado de Minas Gerais

Professora do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG) e do Curso de Psicologia, do Centro Universitário UNA, Campus Belo Horizonte e Contagem.

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. A Pesquisa em Psicologia Sócio-histórica: contribuições para o debate metodológico. In: BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES, M. Graça M.; FURTADO, Odair. (Orgs) Psicologia Sócio-Histórica - Uma perspectiva crítica em Psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.

ALMEIDA, Patricia Cristina Albieri de; AZZI, Roberta Gurgel; MERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva; PEREIRA, Marli Amélia Lucas. Em busca de um ensino de Psicologia significativo para futuros professores. In:26ª Reunião anual da ANPED -Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Novo Governo. Novas políticas? GT 20., 2003, Poços de Caldas.O Papel histórico da Anped na produção de novas políticas,Poços de Caldas: 5-8, out. 2003.

BAIBICH, Tânia Maria. Por uma didática clínica: a formação do professor de Psicologia. Interação em Psicologia. Curitiba, v.7, n.1, p.73-82, 2003.

BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES, M. Graça M.; FURTADO, Odair. (Orgs) Psicologia Sócio-Histórica (Uma perspectiva crítica em Psicologia). São Paulo: Cortez, 2001.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza.Histórias de Vida e Formação de Professores/as:Diálogos entre Brasil e Portugal. 2009. (p.525-526). Tese. Universidade de Évora.

BZUNECK, José Aloyseo. A Psicologia Educacional e a formação de professores: tendências contemporâneas. Psicologia Escolar e Educacional, v.3. nº 1, 1999.

CAMPOS, Regina Helena Freitas. Helena Antipoff (1892-1974): razão e sensibilidade em Psicologia e Educação. Estudos Avançados, dez. 2003. Vol 17, n 49. 2009-231

CAMPOS, Regina Helena de Freitas e QUINTAS, Graziela de Andrade. Ensinando Psicologia para educadores: a perspectiva de Helena Antipoff. In: NASSIF, Lilian Erichsen e NUNES, Maria Therezinha.(orgs). Formação de professores: diálogos com a experiência Antipoffiana. Centro de documentação e Pesquisa Helena Antipoff. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2008.

CANDAU, Vera Maria. A Didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2009.

CARVALHO, Ecleide Martins Cardoso de. Formação de professores: A transformação das matrizes pedagógicas. In:26ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2003, Poços de Caldas. Novo Governo. Novas Políticas? O Papel histórico da Anped na produção de novas políticas, 2003.

CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FREITAS, H. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, v. 23, n.80, setembro, 2002.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

HATCHUEL,Françoise. Para uma antropologia clínica do encontro pedagógico. Estilos da Clínica. São Paulo, vol. 10. nº 18, Junho, 2005.

LAPLANCHE, Jean e PONTALIS, J.B.. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LAROCCA, Priscila. A Psicologia na formação docente. Campinas, SP: Editora Alínea, 1999.

LAROCCA, Priscila. O Saber Psicológico e a Docência: Reflexões sobre o Ensino de Psicologia na Educação. Psicologia Ciência e Profissão.Brasília: CFP, 2000, 20 (2), 60-65.

LEITE, Sergio Antônio da Silva e TASSONI, Elvira Cristina Martins. A afetividade em sala de aula: As condições de ensino e a mediação do professor. In: AZZI, Roberta Gurgel e SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. (orgs). Psicologia e Formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

LIBANEO, Jose Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

MEYER, Luiz. A análise didática deve ser mantida? Revista Brasileira de Psicanálise. São Paulo: v.41. nº 3. Setembro, 2007.

MORAIS, Regis de.(org) Sala de Aula. Que espaço é esse? Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.

MRECH, Leny Magalhães. Uma breve história a respeito do ensino de Psicologia. ETD. Educação Temática Digital. Campinas, v.8, n.2, p 225-235, jun 2007.

MOUKACHAR, Merie Bitar e CIRINO, Sergio Dias.Por uma didática clínica: Psicologia da Educação nas licenciaturas.Educação em Revista, v.32, n.03. Belo Horizonte, julho/setembro 2016.

PAINI. Leonor Dias. O Papel da Psicologia da Educação na Formação do Educador: A ótica dos professores de licenciatura de uma instituição pública de Ensino Superior. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Educação. Orientador: Claudia Davis. PUC/SP, 2000.

PARRAT-DAYAN, Silvia. La formación de profesores em um mundo complejo. In: NASSIF, Lilian Erichsen e NUNES, Maria Therezinha.(orgs). Formação de professores: diálogos com a experiência Antipoffiana. Centro de documentação e Pesquisa Helena Antipoff. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2008.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. A orientação clínica como questão de método à psicologia, psicanálise e educação. In: PEREIRA, Marcelo Ricardo. (org) A Psicanálise escuta a educação: 10 anos depois. Belo Horizonte: Fino Traço/FAPEMIG, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

Pro Dia Nascer Feliz. Direção: João Jardim. Brasil: Copacabana Filmes, 2006. DVD.

RIBEIRO, Maviane Vieira Machado e NEVES, Marisa Maria Brito da Justa. A educação e a psicanálise: um encontro possível? Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v.8, nº2, 2006.

SACRISTÁN, José Gimeno. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOLIGO, Ângela Fátima e AZZI, Roberta Gurgel. Psicologia no Ensino Médio: desafios e perspectivas. Ano da Psicologia na Educação. Textos Geradores. Conselho Federal de Psicologia. Agosto, 2008.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de Ensino. Por que não? Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fonte, 2004.

ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Formação docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, vol. 01, nº 01. Agosto/dezembro 2009.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Bitar Moukachar , M. . (2021). PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE UMA DIDÁTICA CLÍNICA . Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(4), 128–152. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/258

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.