PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE UMA DIDÁTICA CLÍNICA
Visualizações: 539Keywords:
Didática clínica, Formação docente, Psicologia da educaçãoAbstract
Este artigo apresenta um projeto de pesquisa cujo tema central é o ensino de Psicologia da Educação na formação de professores no curso de Pedagogia, propondo reflexões sobre a prática da didática clínica para o ensino dessa disciplina. Como fundamentação teórica será explorado o conceito de didática clínica, discutindo a aprendizagem em suas múltiplas dimensões, especialmente na dimensão afetiva; a formação docente e essa afetividade; e ainda, a Psicologia da Educação e a necessária articulação teoria e prática. Esta pesquisa justifica-se, pois entendemos que é urgente uma atualização da formação docente, para o enfrentamento do seu futuro profissional no cotidiano das escolas no mundo contemporâneo e um dos caminhos seria a apropriação da ideia da promoção de inovações pedagógicas. O objetivo geral, portanto, é incrementar a metodologia da didática clínica para desenvolvimento pelos professores, inicialmente, de Psicologia da Educação, na formação de professores nos cursos de Pedagogia. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que realizará um Estudo de Caso, considerando-se como instrumentos para isso, os encontros em grupo que serão realizados. Os sujeitos da pesquisa, serão alunos e professores das turmas da disciplina Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia de uma universidade pública, que será, portanto, o local da pesquisa. Entendemos que os resultados dessa investigação trarão contribuições para a formação inicial dos alunos dos cursos de Pedagogia da universidade em questão, mas também, em um formato almejado para o futuro, como extensão, contribuirá como uma formação em serviço ou continuada, junto a professoras(es) da educação básica de um modo geral.
Downloads
References
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. A Pesquisa em Psicologia Sócio-histórica: contribuições para o debate metodológico. In: BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES, M. Graça M.; FURTADO, Odair. (Orgs) Psicologia Sócio-Histórica - Uma perspectiva crítica em Psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.
ALMEIDA, Patricia Cristina Albieri de; AZZI, Roberta Gurgel; MERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva; PEREIRA, Marli Amélia Lucas. Em busca de um ensino de Psicologia significativo para futuros professores. In:26ª Reunião anual da ANPED -Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Novo Governo. Novas políticas? GT 20., 2003, Poços de Caldas.O Papel histórico da Anped na produção de novas políticas,Poços de Caldas: 5-8, out. 2003.
BAIBICH, Tânia Maria. Por uma didática clínica: a formação do professor de Psicologia. Interação em Psicologia. Curitiba, v.7, n.1, p.73-82, 2003.
BOCK, Ana M. Bahia; GONÇALVES, M. Graça M.; FURTADO, Odair. (Orgs) Psicologia Sócio-Histórica (Uma perspectiva crítica em Psicologia). São Paulo: Cortez, 2001.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza.Histórias de Vida e Formação de Professores/as:Diálogos entre Brasil e Portugal. 2009. (p.525-526). Tese. Universidade de Évora.
BZUNECK, José Aloyseo. A Psicologia Educacional e a formação de professores: tendências contemporâneas. Psicologia Escolar e Educacional, v.3. nº 1, 1999.
CAMPOS, Regina Helena Freitas. Helena Antipoff (1892-1974): razão e sensibilidade em Psicologia e Educação. Estudos Avançados, dez. 2003. Vol 17, n 49. 2009-231
CAMPOS, Regina Helena de Freitas e QUINTAS, Graziela de Andrade. Ensinando Psicologia para educadores: a perspectiva de Helena Antipoff. In: NASSIF, Lilian Erichsen e NUNES, Maria Therezinha.(orgs). Formação de professores: diálogos com a experiência Antipoffiana. Centro de documentação e Pesquisa Helena Antipoff. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2008.
CANDAU, Vera Maria. A Didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2009.
CARVALHO, Ecleide Martins Cardoso de. Formação de professores: A transformação das matrizes pedagógicas. In:26ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2003, Poços de Caldas. Novo Governo. Novas Políticas? O Papel histórico da Anped na produção de novas políticas, 2003.
CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FREITAS, H. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, v. 23, n.80, setembro, 2002.
GONZÁLEZ REY, Fernando Luis. Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
HATCHUEL,Françoise. Para uma antropologia clínica do encontro pedagógico. Estilos da Clínica. São Paulo, vol. 10. nº 18, Junho, 2005.
LAPLANCHE, Jean e PONTALIS, J.B.. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LAROCCA, Priscila. A Psicologia na formação docente. Campinas, SP: Editora Alínea, 1999.
LAROCCA, Priscila. O Saber Psicológico e a Docência: Reflexões sobre o Ensino de Psicologia na Educação. Psicologia Ciência e Profissão.Brasília: CFP, 2000, 20 (2), 60-65.
LEITE, Sergio Antônio da Silva e TASSONI, Elvira Cristina Martins. A afetividade em sala de aula: As condições de ensino e a mediação do professor. In: AZZI, Roberta Gurgel e SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. (orgs). Psicologia e Formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
LIBANEO, Jose Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
MEYER, Luiz. A análise didática deve ser mantida? Revista Brasileira de Psicanálise. São Paulo: v.41. nº 3. Setembro, 2007.
MORAIS, Regis de.(org) Sala de Aula. Que espaço é esse? Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.
MRECH, Leny Magalhães. Uma breve história a respeito do ensino de Psicologia. ETD. Educação Temática Digital. Campinas, v.8, n.2, p 225-235, jun 2007.
MOUKACHAR, Merie Bitar e CIRINO, Sergio Dias.Por uma didática clínica: Psicologia da Educação nas licenciaturas.Educação em Revista, v.32, n.03. Belo Horizonte, julho/setembro 2016.
PAINI. Leonor Dias. O Papel da Psicologia da Educação na Formação do Educador: A ótica dos professores de licenciatura de uma instituição pública de Ensino Superior. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Educação. Orientador: Claudia Davis. PUC/SP, 2000.
PARRAT-DAYAN, Silvia. La formación de profesores em um mundo complejo. In: NASSIF, Lilian Erichsen e NUNES, Maria Therezinha.(orgs). Formação de professores: diálogos com a experiência Antipoffiana. Centro de documentação e Pesquisa Helena Antipoff. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2008.
PEREIRA, Marcelo Ricardo. A orientação clínica como questão de método à psicologia, psicanálise e educação. In: PEREIRA, Marcelo Ricardo. (org) A Psicanálise escuta a educação: 10 anos depois. Belo Horizonte: Fino Traço/FAPEMIG, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
Pro Dia Nascer Feliz. Direção: João Jardim. Brasil: Copacabana Filmes, 2006. DVD.
RIBEIRO, Maviane Vieira Machado e NEVES, Marisa Maria Brito da Justa. A educação e a psicanálise: um encontro possível? Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v.8, nº2, 2006.
SACRISTÁN, José Gimeno. Tendências investigativas na formação de professores. In: PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOLIGO, Ângela Fátima e AZZI, Roberta Gurgel. Psicologia no Ensino Médio: desafios e perspectivas. Ano da Psicologia na Educação. Textos Geradores. Conselho Federal de Psicologia. Agosto, 2008.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de Ensino. Por que não? Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fonte, 2004.
ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Formação docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, vol. 01, nº 01. Agosto/dezembro 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.