JORNAL INTERDISCIPLINAR EM C&T: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO

Visualizações: 33

Autores

  • Rafael dos Santos Lima
  • Graciéle Pereira Souza
  • Nathálie Debus Borges
  • Cristina dos Santos Lovato

Palavras-chave:

Letramento acadêmico-científico; Interdisciplinariedade; Ensino; Metodologias ativas.

Resumo

O Jornal Interdisciplinar em C&T é um projeto de ensino desenvolvido no âmbito do Grupo CNPq de Pesquisa e Extensão Cultura, Linguagem, Sociedade e Educação. As ações de ensino propostas nesse projeto têm como eixo orientador a potencialidade de introduzir os discentes do campus da UNIPAMPA, em Itaqui-RS, na cultura científica, com o intuito de que eles assimilem as práticas de letramento – leitura e escrita – valorizadas nas disciplinas e áreas temáticas da universidade. Estudos prévios destacam que o desconhecimento dos usos especializados da linguagem, como aqueles que ocorrem na universidade, pode levar os estudantes a se sentirem distantes, inicialmente, de propostas de leitura e produção textual sugeridas pelos professores, gerando, em muitos casos, a evasão e a retenção de alunos na Educação superior. O público-alvo do jornal compreende desde a comunidade interna do campus até a comunidade externa. Quanto à comunidade interna, o objetivo principal é inserir e familiarizar os estudantes com a cultura científica por meio da leitura e da escrita de textos de divulgação da ciência, e, em relação à comunidade externa, o propósito é informar à sociedade sobre o papel do campus para o desenvolvimento e o crescimento da região tanto em termos econômicos quanto sociais e humanos, fornecendo conhecimento sobre as tecnologias material, imaterial e humana – mão de obra capacitada para atuar na cidade – que a universidade oferece.
Á vista disso, o presente trabalho relata as experiências de ensino e aprendizagem que perpassam a produção e a divulgação do Jornal Interdisciplinar em C&T produzido e organizado por um grupo de discentes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UNIPAMPA, no campus de Itaqui, sob orientação de docentes, técnicos e alunos de pós-graduação dos campi de Itaqui, Jaguarão e São Borja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Não há.

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

dos Santos Lima, R. ., Pereira Souza, G., Debus Borges, N. ., & dos Santos Lovato, C. (2021). JORNAL INTERDISCIPLINAR EM C&T: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/112

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.