O DIÁLOGOS ACERCA DAS DIVERSIDADES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Visualizações: 317

Autores/as

Palabras clave:

Currículo, Educação, Gênero, Diversidade

Resumen

Neste texto, propomos apresentar por meio de uma pesquisa bibiográfica com recursos da revisão sistemática de literatura, os principais recursos teóricos eleitos para o referencial de uma pesquisa, em andamento, de Mestrado em Educação, junto ao Programa de Pos-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Abordamos as dificuldades que as escolas públicas enfrentam para materializar uma proposta curricular de ensino e aprendizagem baseada na perspectiva dos estudos das diversidades focadas, nesse caso, no gênero e nas sexualidades. Mesmo fazendo parte do currículo, sabemos que existe um longo caminho a percorrer por professores/as e gestores/as na construção de uma escola pública, inclusiva e laica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Henrique Cassiano, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Paulista (2008) e graduação em pedagogia - Faculdades Integradas Urubupunga (2011). Atualmente é personal trainer da Academia, coordenador Regional Adjunto de Educação do Estado de MS - CRE 10, professor do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, foi coordenador pedagógico da Prefeitura Municipal de Paranaiba MS, professor de educação física da Prefeitura Municipal de Paranaiba MS e professor de educação física - APAE - de Paranaíba MS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, professor concursado pedagogo municipal. Pós Graduado em AEE e Arte, cultura e dança. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Tania Zimmermann, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com créditos concluídos pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e estágio de pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na graduação e no Mestrado em Educação. É integrante do grupo de pesquisa: Teoria, metodologia e interpretações na História e Historiografia no Brasil e do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH-UFSC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Educação Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogias da crueldade, história das mulheres, relações de gênero, ensino de história, intersubjetividades, literatura e ecofeminismos.

Citas

BRASIL, 2018. BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 18/01/2021.

BRASIL,1996. LDB. . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acessado em: 18/01/2021.

BRASIL. Lei Nº 11.340, DE 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acessado em: 15/01/2021.

BRASIL, 2006. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acessado em: 15/01/2021.

BRASIL,2014. PNE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acessado em: 18/01/2021.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais para o Ensino Fundamental. Brasília/Secretaria de Educação Fundamental: MEC/SEF, 1998.

CAMPOS, Lorraine Vilela. Cisgênero e Transgênero. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/cisgenero-transgenero.htm. Acesso em 23 de junho de 2021.

EGYPTO. Antonio Carlos. Orientação sexual nas escolas públicas de São Paulo. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 0-0.

FACCO, Lúcia. Era uma vez um casal diferente: a temática homossexual na educação literária infanto-juvenil. São Paulo: Summus, 2009.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993.

FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FURLANI, Jimena. Abordagens contemporâneas para educação sexual. In: FURLANI, Jimena. (organizadora).Educação sexual na escola: equidade de gênero, livre orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito as diferenças. Florianópolis: UDESC (fundação Universidade do Estado de Santa Catarina), 2008. p.18-34.

FURLANI, Jimena. Pressupostos teóricos e políticos de uma educação sexual de respeito às diferenças – argumentando a favor de um currículo pós-critico. In: FURLANI, Jimena. (organizadora) Educação sexual na escola: equidade de gênero, livre orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito as diferenças.. Florianópolis: UDESC (fundação Universidade do Estado de Santa Catarina), 2008. p.43-63.

LOURO, Guacira. Uma leitura da História da Educação na perspectiva do gênero. Teoria e Educação. N. 6. 1992.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes.pedagogias da sexualidade. In : O corpo educado: pedagogias da sexualidade.2°ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2001, p. 07-34.

LOURO, Guacira Lopes. Currículo, género e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Belo Horizonte. ed. Autêntica, 2004.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Gêneros e sexualidades nas práticas discursivas contemporâneas: desafios em tempos queer. In: SILVA, Antonio de Pádua Dias da (Org.). Identidades de gênero e práticas discursivas. Campina Grande: EDUEP, 2008.

PEIXOTO, Reginaldo; MATOS, Joaquim Donizete; PEREIRA,Thauane Cristine Branquinho. Gênero e Relação de Poder. III Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira: Lutas e (Re)existências. Disponível em: https://doity.com.br/iii-seminario-desfazendo-saberes-na-fronteira/blog/dias-e-horarios-das-apresentacoes-de-trabalhos. Acesso em: 13/11/2020.

PINHEIRO, Tata. As principais conquistas das mulheres na história. Portal Nova Escola. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia. Acessado em: 15/01/2021.

PISCITELLI, Adriana. Gênero: a História de um Conceito – São Paulo – 2009.

PRADO, Marco Aurélio. MACHADO, Frederico Viana. Preconceitos contra

homossexualidades: a hierarquia da invisibilidade. São Paulo: Cortez, 2008.

BORGES, Zulmira N.; MEYER, Dagmar E. Limites e possibilidades de uma ação educativana redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. In: Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. 2008, janeiro/março, 16(58), 59-76.

RIOS; SANTOS. Diversidade sexual, educação e sociedade: reflexões a partir do programa nacional do Livro didatico. In:LIONÇO; DINIZ (orgª) homofobia &educação; um desafio ao silêncio. Brasilia letras livres, UNB, 2009. p. 133-159.

Publicado

2023-03-30

Cómo citar

Cassiano, F. H., & Zimmermann, T. . (2023). O DIÁLOGOS ACERCA DAS DIVERSIDADES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADES NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS . Revista De Estudios Interdisciplinarios, 5(1), 37–57. Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/561

Artículos similares

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.