EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HISTÓRICO, PERSPECTIVAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA, RS

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Autores

  • Cristiano Saratt de Alvarenga Universidade Federal do Pampa
  • Carmen Regina Dorneles Nogueira

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Desenvolvimento Sustentável; Meio Ambiente; Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo foi compreender o surgimento da Educação Ambiental, analisar o contexto no qual foi inserido, bem como destacar as atividades que estão sendo desenvolvidas no Município de São Borja, RS. A pesquisa possui abordagem qualitativa do tipo exploratória, desenvolvida em um estudo bibliográfico e levantamento de dados. A expressão “Educação Ambiental” foi empregada pela primeira vez em 1965, e somente na Conferência de Estocolmo (1972) foram deliberados os temas referente a visão do ambiente sob a perspectiva da educação. No Brasil, esse movimento foi um pouco mais tardio, somente ocorrendo na década de 90, a partir da Rio-92, onde foi elaborada a Agenda 21, que abordou a proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Com base em documentos fornecidos pela Secretaria de Educação de São Borja, observou-se que o Município tem enfrentado dificuldades no cumprimento de Políticas Públicas de Meio Ambiente, mas com ações de sensibilização, e com a participação ativa da Comunidade Escolar, pôde-se verificar que a implantação e efetivação dessas políticas já iniciaram. Assim, evidencia-se que, apesar de alguns avanços, as políticas públicas para a Educação Ambiental carecem de maior articulação entre os setores governamentais e não governamentais, para que políticas específicas sejam efetivamente implementadas.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Saratt de Alvarenga, C., & Regina Dorneles Nogueira, C. . (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HISTÓRICO, PERSPECTIVAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA, RS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(1). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/41

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