INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FRONTEIRIÇAS

Visualizações: 189

Autores

  • Itamara Martins de Souza Unipampa
  • Carmen Regina Dorneles Nogueira Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Internacionalização; Educação Superior; Fronteira

Resumo

A internacionalização está presente nas instituições de educação superior e vem ganhando força nas discussões sobre a qualidade e a pertinência da educação. No Brasil, devido à inexistência de uma política nacional específica, cada instituição promove a internacionalização de acordo com sua capacidade de participar de editais e programas por adesão, firmar acordos e convênios, bem como promover outras ações por iniciativa própria. A Unipampa, por estar localizada na fronteira do Brasil com a Argentina e o Uruguai, promove ações diferenciadas de internacionalização em uma perspectiva de colaboração com os países vizinhos. Este estudo teve como objetivo apresentar as estratégias de internacionalização da Unipampa implementadas em razão de sua localização fronteiriça e compreender essas ações de acordo com a teoria de internacionalização da educação superior. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória por meio de consulta bibliográfica e documental, com análise qualitativa dos dados. A partir das experiências de internacionalização adotadas pela Unipampa nota-se que existem oportunidades diferenciadas para a promoção da internacionalização que podem ser implementadas por instituições localizadas em regiões fronteiriças. A colaboração fortalece as partes envolvidas e reforça a perspectiva de solidariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁLVAREZ, Luiz Daniel. Presentación. In: Internacionalización de la Educación Superior en América Latina y el Caribe. Revista Educación Superior y Sociedad, v. 21, n. 21, p. 11-16, 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2020.

BERNHEIM, Carlos Tünnermann. La internacionalización de la educación superior.

Significado, relevancia y evolución histórica. In: GACEL-ÁVILA, Jocelyne (Org.). La educación superior, internacionalización e integración regional de América Latina y el Caribe. Caracas: Unesco-Iesalc-UNC, 2018. p. 17-39. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2020.

BRASIL. Portaria n. 125, 21 de março de 2014. Estabelece o conceito de cidades-gêmeas nacionais, os critérios adotados para essa definição e lista todas as cidades brasileiras por estado que se enquadram nesta condição. 2014. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2019.

CLEMENTE, Fabiane Aparecida Santos; MOROSINI, Marília Costa. Competências interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior.

Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, 2020. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2020.

DE WIT, Hans, GACEL-ÁVILA, Jocelyne; KNOBEL, Marcelo. Estado del arte de la internacionalización de la educación superior en América Latina. Revista de Educación Superior en América Latina. jul./dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2020.

DIAS SOBRINHO, José. Educação superior, globalização e democratização. Qual universidade? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 164-173, jan./abr. 2005. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2020.

GACEL, Jocelyne. La dimensión internacional de las universidades mexicanas. Revista Educación Superior y Sociedad, v. 11, n. 1-2, p. 121-142, 2000. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2020.

GACEL-ÁVILA. Jocelyne; RODRÍGUEZ-RODRÍGUEZ, Scilia. La internacionalización de la educación terciaria en América Latina y el Caribe: avances, tendencias y prospectiva. In: GACEL-ÁVILA, Jocelyne (Org.). La educación superior, internacionalización e integración regional de América Latina y el Caribe. Caracas: Unesco-Iesalc-UNC, 2018. p. 57-88. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2020.

HUDZIK, John K.. Internacionalización integral: del concepto a la acción – Resumen ejecutivo. Washington, DC: NAFSA, 2011. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2020.

LOMBAS, Maria Luiza de Santana. A mobilidade internacional acadêmica: características dos percursos de pesquisadores brasileiros. Sociologias, Porto Alegre, v. 19, n. 44, jan./abr. 2017, p. 308-333. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 2020.

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 1, p. 115-132, jan./abr. 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2020.

MOROSINI, Marília Costa; CORTE, Marilene Gabriel Dalla. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 47, p. 97-120, jan./mar.. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2020.

MOROSINI, Marília. Como internacionalizar a universidade: concepções e estratégias. In: MOROSINI, Marília (Org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. p. 11-27.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 21-71.

STALLIVIERI, Luciane. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. Conferência Mundial sobre Educação Superior, 1998. Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação - 1998. 1998. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2020.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. Conferência Mundial sobre Ensino Superior, 2009. As Novas Dinâmicas do Ensino Superior e Pesquisas para a Mudança e o Desenvolvimento Social. 2009. Disponível

em: . Acesso em: 04 jun. 2020.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. Educação para a Cidadania Global: preparando estudantes para o século XXI. Brasília: UNESCO, 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2020.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. Declaração e Plano de Ação da Conferência Regional sobre Ensino Superior na América Latina e no Caribe. 2008. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2020.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. Declaração da Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e Caribe – CRES 2018. 2018. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2020.

UNIPAMPA. Universidade Federal do Pampa. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. 2019. Disponível em: Acesso em: 08 abr. 2020.

UNIPAMPA. Universidade Federal do Pampa. Plano Institucional de Internacionalização 2018. 2018. Disponível em: Acesso em: 08 abr. 2020.

UNIPAMPA. Processo Seletivo Fronteiriço. Onlinea. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Martins de Souza, I., & Regina Dorneles Nogueira, Carmen. (2021). INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UNIVERSIDADES FRONTEIRIÇAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(1). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/38

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.