EVASÃO E RETENÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM OLHAR PARA ÉTICA DOS DEVERES
Visualizações: 218Palabras clave:
Permanência; Compromisso Social; Reflexão Ética.Resumen
A educação profissional e tecnológica fundamentada em uma história há mais de 100 anos, início em 1909, com a criação de Escolas de Aprendizes Artífices, passaram por transformações e reconfigurações; cada vez mais presentes nos estudos acadêmicos. O Programa de Permanência e Êxito, acende uma esperança para os estudantes, amplia a possibilidade aos educandos para manterem-se na instituição durante a formação. O estudo sobre ética do dever, no contexto da evasão escolar no ensino técnico e tecnológico no IFFar resulta em pesquisa descritiva, em estágio incipiente que teve como objeto os Planos Estratégicos de Permanência e Êxito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) Campus São Borja. A investigação filosófica com propósito tornar explícita pressuposições implícitas que guiam a prática cotidiana; apresenta critérios identificadores para o chamado fenômeno ético, busca um diálogo entre o problema público, evasão, e, a política pública, elementos que constitui-se como possibilidade de resolução do problema, a política de permanência, essa, instituída logo após as Auditorias Internas nas Instituições Federais de Ensino (IFs), compreendidas como as entidades vocacionadas estritamente ligada a educação pública, os apontamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) buscam minimizar a problemática da evasão e consolidar a qualidade da educação.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil.
_______. Decreto n° 7.566 de 23 de setembro de 1909. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivo s/pdf3/decreto_7566_1909.pdf> Acesso em: set.2020
_______. Lei que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm> Acesso em: set.2020
_______. Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 506/2013 – TCU – Plenário, Brasília, DF: 13 de março de 2013.
FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In. BRANDÃO, C. R. (org.) O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Martin Claret. 1ª edição. 149 páginas. 2005.
LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. São Paulo: 1º ed. Cortez, 2001.
Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 do Instituto Federal Farroupilha. https://www.iffarroupilha.edu.br/documentos-do-pdi/item/8369-plano-de-desenvolvimento-institucional-2014-2018. Acesso em: set.2020
SECCHI, Leonardo. Análise de Políticas Públicas: Diagnósticos de programas, recomendações de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016. p. 01 - 05.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, 2016, p. 26 https://doi.org/10.1590/S1517-45222006000200003
Williams, B. (1985): Ethics and the Limits of Philosophy, Routledge, Londres, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.