USO DE TEXTO AUTÊNTICO EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MEDIADAS PELO APLICATIVO GOOGLE ARTS AND CULTURE
Visualizações: 127DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1564Palabras clave:
Alfabetização e Letramento, Tecnologias Educacionais, Textos AutênticosResumen
O estudo aborda a alfabetização pela ótica das tecnologias digitais, discutindo o uso dos textos autênticos do aplicativo Google Arts and Culture para o letramento (SOARES, 2004; FREIRES; MORGADO; BENTO, 2022). Objetiva analisar os textos autênticos do aplicativo Google Arts and Culture como contributo para a alfabetização e letramento como aproximação entre escola e sociedade no aspecto de uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental. É um estudo qualitativo (FÁVERO; PINHEIRO; SARTORI, 2023). O método é o estudo de caso; e a coleta de dados a observação estruturada (FONTANA; ROSA 2023). A análise dos dados por análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados apontaram que é possível utilizar os textos autênticos da tecnologia digital supracitada na alfabetização e que é importante a criação de um guia didático, que apresente as características e como usar o aplicativo na alfabetização, sobretudo para professores não familiarizados com as tecnologias digitais.
Descargas
Citas
ARAUJO, Cleusa Suzana Oliveira de; FERST, Enia Maria; VILELA, Marcos Vinícius Ferreira. Estado da arte e estado do conhecimento. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 2. ed. Ponta Grossa: Atena, 2023. p. 59-70.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CASTRO, Lya Maria Paiva. Arte com celular: dispositivos móveis em aulas de arte no Ensino Fundamental. Dissertação. (Mestrado Profissional em Arte) – Universidade de Brasília. Brasília, p. 107. 2023. Disponível em: http://www.rlbea.unb.br/jspui/handle/10482/47869. Acesso em: 29 fev. 2024.
FÁVERO, Altair; PINHEIRO, Ana Paula; SARTORI, Jerônimo. Abordagem qualitativa e quantitativa nas pesquisas em políticas educacionais: caracterização e possibilidades de cruzamentos. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; BUKOWSKI, Chaiane; CENTENARO, Junior Bufon (org.). Pesquisa em Política Educacional Perspectivas Metodológicas. Porto Alegre: Livrologia, 2023. p. 69-84.
FILHO, Josuel da Silva Nascimento. Tecnologias digitais na educação: uma intervenção pedagógica nas aulas de geografia e história através da utilização do google arts & culture. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa. Lisboa, p. 144. 2022. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/56660. Acesso em: 29 fev. 2024.
FONTANA, Felipe; ROSA, Marcos Paulo. Observação, questionário, entrevista e grupo focal. In: MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; BATISTA, Michel Corci (org.). Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. 2. ed. Ponta Grossa: Atena, 2023. p. 178-206.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Teoria e Prática da Libertação. Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRES, Thiago; MORGADO, José Carlos; BENTO, Marco. Tecnologias móveis como estratégia de desenvolvimento e (re)encantamento profissional docente: O que pensam os professores veteranos. Revista Portuguesa de Educação, v. 35, n. 1, p. 428-448, 2022.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Lúcia Casasanta e o método global de contos: Uma contribuição à história da alfabetização em Minas Gerais. 2001. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAEC-86PRY6. Acesso em: 20 set. 2023.
MOURA, Adelina. Mobile learning: Tendências tecnológicas emergentes. Aprender na era digital: Jogos e Mobile-Learning. Porto: De facto editoras, 2014.
MUNHOZ, Antonio Siemsen. Tecnologias educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
PARÁ. Secretaria de Estado de Educação. Documento Curricular para Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado do Pará. Belém, PA, 2019.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.