USO DE TEXTO AUTÊNTICO EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MEDIADAS PELO APLICATIVO GOOGLE ARTS AND CULTURE
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1564Palavras-chave:
Alfabetização e Letramento, Tecnologias Educacionais, Textos AutênticosResumo
O estudo aborda a alfabetização pela ótica das tecnologias digitais, discutindo o uso dos textos autênticos do aplicativo Google Arts and Culture para o letramento (SOARES, 2004; FREIRES; MORGADO; BENTO, 2022). Objetiva analisar os textos autênticos do aplicativo Google Arts and Culture como contributo para a alfabetização e letramento como aproximação entre escola e sociedade no aspecto de uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental. É um estudo qualitativo (FÁVERO; PINHEIRO; SARTORI, 2023). O método é o estudo de caso; e a coleta de dados a observação estruturada (FONTANA; ROSA 2023). A análise dos dados por análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados apontaram que é possível utilizar os textos autênticos da tecnologia digital supracitada na alfabetização e que é importante a criação de um guia didático, que apresente as características e como usar o aplicativo na alfabetização, sobretudo para professores não familiarizados com as tecnologias digitais.
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