INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1562

Palabras clave:

Monitoria de Ensino, Educação Inclusiva, NAPNE

Resumen

Este artigo tem por objetivo evidenciar a eficácia da Monitoria de Ensino como ferramenta para promover a inclusão dos alunos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus de Bragança- Pará. A pesquisa destaca a importância da monitoria como prática pedagógica que vai além do reforço acadêmico, desempenhando um papel crucial na sensibilização da comunidade acadêmica e na mudança de percepções dos docentes em relação à educação inclusiva. Baseado em uma pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, os resultados destacam o impacto positivo na sensibilização da comunidade acadêmica, e os resultados indicam que a monitoria, alinhada às diretrizes do NAPNE e respaldada pela Instrução PROEN 2019, contribui para criar um ambiente educacional mais acessível e acolhedor aos discentes, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos do NAPNE.

 

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Biografía del autor/a

Rosiane Silva Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Aluna de graduação do Curso Licenciatura em Geografia, pelo Instituto Federal do Pará, Campus Bragança. 

Kessia Regina da Costa Sousa , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Aluna de graduação do Curso Licenciatura em Geografia, pelo Instituto Federal do Pará, Campus Bragança.

Nila Luciana Vilhena Madureira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professora EBTT do Instituto Federal do Pará, Campus Bragança.

Citas

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Publicado

2024-10-04

Cómo citar

Tavares, R. S., Sousa , K. R. da C., & Madureira, N. L. V. (2024). INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(3), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1562

Número

Sección

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

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