CAMINHOS TRILHADOS PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FERNANDÓPOLIS S/P A PARTIR DE 2021

Visualizações: 85

Autores

Palavras-chave:

Educação Paulista; Liderança Democrática; Povo.

Resumo

O artigo retrata os resultados da pesquisa sobre Gestão Democrática no cotidiano escolar, no município de Fernandópolis S/P, proposto na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Base da Educação de 1996, Leis nº 13.005 de 2014 (Plano Nacional de Educação) e nº 16.279 de 2016 (Plano Estadual de Educação).   O objetivo é averiguar a aplicabilidade da Gestão Democrática, na participação e envolvimento de todos nos processos decisórios que tangem o município. Como metodologia, optou-se pela bibliográfica exploratória, utilizando o banco de teses e dissertação da Capes, acadêmicos como Jean J. Rousseau, Jacques Delors e Vitor H. Paro e artigos de Roseli L. Paula e Margareth Rago, que contribuíram como referenciais para analisar e identificar o tema nas escolas diante das investigações realizadas e das legislações do Estado de São Paulo, que instituem a presença e a participação de todos nas atividades decisórias e na resolução de problemas. Constata-se que existe um problema estrutural na Diretoria de Ensino, Região de Fernandópolis S/P, uma lacuna entre a teoria e a prática, ainda “aprisionada” a certo “autoritarismo”, e que, distante do pretendido, tal estrutura funciona como uma “utopia”; assim, as análises também buscam revalorizar as instituições escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Claudia Doretto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em    Educação (Mestrado) – PGEDU/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba (MS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Diversidade (GEPHIS)

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988.

BRASIL.Presidência da República. Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Publicada no Diário Oficial de 23 de dezembro de 1996. Disponível em <http://www.mec.gov.br/legis/default/shtm>. acesso em 22/11/2021.

BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia; uma defesa das regras do jogo; tradução de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

BRUZAROSCO, José Gustavo Araújo. Análise dos significados de gestão democrática expressos nos documentos do programa de ensino integral do Estado de São Paulo. Tese de Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Norte da Paraná, 2021.

CORRÊA, Juliana Nonato, As concepções contemporâneas de democracia. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS – FFLCH / USP, 2011.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas, 1988.

FILHO, Antônio da Silva. A DEMOCRACIA EM NOBERTO BOBBIO. PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. São Paulo, 2013.

FERREIRA, Claudiceia Ribeiro. O modelo de gestão na ótica do diretor de escola do programa ensino integral. Tese de Doutorado apresentada ao Conselho, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, 2020.

FURTADO, Érica Luisa Matos. Políticas Educacionais e Gestão Democrática na escola. Dissertação de Mestrado em Educação. UNESP. Marilia, 2005.

GENTILI, Pablo A A, SILVA, Tomaz T. da (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis, R.J.: Vozes, 1994.

___________. Que há de novo nas novas formas de exclusão educativa? Neoliberalismo, trabalho e educação. Educação e Realidade, v. 20, n. 1, p. 191 202, jan./jun. 1995.

GÜNTHER, Helen Fischer. Práticas de liderança na escola: um estudo comparativo. Tese de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis, 2017.

HONORATO Vânia Maria de Carvalho. Gestão Escolar: A trajetória de um conceito. Especialista em Gestão Escolar. Artigo de Mestrado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO. Setembro, 2014.

LANZA, Fernanda Fernandes dos Santos. Gestão Democrática, sindicatos e participação política dos professores. Tese de dissertação de Mestrado em Política Educacional. Marilia, 2010.

LÜCK, Heloisa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: ed. Positivo, 2009.

MELO, Guiomar Namo de; ATIÉ, Lourdes. Gestão escolar eficaz. Ed. Fundação Leman, 2003.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: ed. Cortez, 2017.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: ed. Cortez: Autores associados, 1986.

PAULA, Roseli Lopes de. SCHNECKENBERG, Marisa. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: DESAFIO PARA O GESTOR DO SÉCULO XXI. Revista Eletrônica Lato Sensu – Ano 3, nº1, março de 2008.

PERES, Ana Paula Franzini. Análise da atuação dos diretores de escola na perspectiva do patrimonialismo. Dissertação de Mestrado. Centro de Educação e Ciências Humanas. São Carlos: UFSCAR, 2009.

PERES, Ana Paula Franzini. Gestão democrática e conselhos de escola no município de Araraquara. Tese de Doutora. FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR. SP, 201

RAGO, Margareth. Descobrindo historicamente o gênero. Cadernos Pagu.1998.

ROUSSEAU, J. J. Do contrato social. Trad. Pietro Nasseti. São Paulo: ed. Martin Claret, 2007.

SANTANA, Vagner Ramos. Gestão democrática nas escolas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.22, n. 2, p. 524-533, maio/ago., 2018. https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11281, acesso em 10/05/2022.

SÃO PAULO. Decreto nº 57.571, de 04 de dezembro de 2011.

Institui, junto à Secretaria da Educação, o Programa Educação - Compromisso de São Paulo

SÃO PAULO. Lei Complementar nº 1.164, de 04 de janeiro de 2012. Alterada pela Lei Complementar nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012. Palácio dos Bandeirantes, 28 dez. 2012.

SCHUMPETER, Joséph e ARAUJO, Luiz Antonio Oliveira De. Capitalismo, socialismo e Democracia. Editora Unesp. 2017.

SCHNEIDER, Jóice Francine/ JUNQUEIRA, Alvaro Gustavo Wagner. ESTILO DE LIDERANÇA: PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO DO RAMO DE SERVIÇO SOCIAL. REVISTA DESTAQUES ACADÊMICOS, VOL. 4, N. 1, 2012.

SILVEIRA, Viviane da Silva. O conselho Municipal de educação de São Roque: a gestão democrática em debate. Dissertação de Tese de Mestrado em Fundamentos da Educação. Universidade Federal de São Carlos. Campus Sorocaba, 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Doretto, E. C. . (2022). CAMINHOS TRILHADOS PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FERNANDÓPOLIS S/P A PARTIR DE 2021. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(2), 37–49. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/339

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.