O CAMPO PEDAGÓGICO E OS SUJEITOS DO ENSINO JURÍDICO: OVOS PERCURSOS PEDAGÓGICOS PARA O CURSO DE DIREITO

Visualizações: 246

Autores/as

  • Ana Cristina Tomasini

Palabras clave:

Campo pedagógico; Sujeitos do ensino jurídico; Curso de Direito.

Resumen

O campo pedagógico e os sujeitos dos cursos de Direito se transformaram com o passar dos tempos, e continuam se transformando. O curso de Direito, hodiernamente, deve privilegiar em seu currículo o que é essencial na formação de seus alunos. É por meio dos processos interativos desenvolvidos pelos sujeitos do campo pedagógico jurídico que o conhecimento ocorre. Num contexto de permanentes transformações, a busca por excelência, qualidade e inovação deve ser prioridade para as universidades em geral, e os cursos de Direito também devem caminhar nesta direção. Adotar estratégias instigantes e qualificadas no ensino jurídico permitirá a formação de juristas mais comprometidos com a sua prática. Traçar novos percursos pedagógicos para o curso de Direito exige, obrigatoriamente, uma reflexão sobre o campo pedagógico e a ação dos sujeitos que compõem o ensino como um todo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, Roberto A. R. de. A crise da advocacia no Brasil: diagnósticos e perspectivas. São Paulo: Alfa-Omega, 1999.

______. Habilidades: ensino jurídico e contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. BASTOS, Aurélio Wander. Ensino jurídico no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2000.

______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 20 abr. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

LEITE, Maria Cecília Lorea. Imagens da justiça, currículo e pedagogia jurídica. In: ______ (Org.). Imagens da justiça, currículo e educação jurídica. Porto Alegre: Sulina, 2014.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MARTÍNEZ, Sérgio Rodrigo. Pedagogia jurídica. Curitiba: Juruá, 2002.

MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2004.

OLIVEIRA, Juliana Ferrari de. Ensino jurídico: história que explica a prática docente. In: MIGUEL, Paula Castello; ______ (Org.). Ensino jurídico: experiências inovadoras. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

RIBEIRO JÚNIOR, João. A formação pedagógica do professor de direito: conteúdos e alternativas metodológicas para a qualidade do ensino no direito. Campinas, SP: Papirus, 2003.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 120-128, jan./jul. 2009. Disponível em: <http://www.fcarp.edu.br/graduacoes/administracao/sobre ocurso/nupea/download/1155_85c2249e37e0749238d09ada3377962d>. Acesso em: 20 abr. 2018.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 22. ed. São Paulo: Libertad, 2012.

VENTURA, Deisy. Ensinar direito. Barueri, SP: Manole, 2004.

Publicado

2021-07-15

Cómo citar

Cristina Tomasini, A. . (2021). O CAMPO PEDAGÓGICO E OS SUJEITOS DO ENSINO JURÍDICO: OVOS PERCURSOS PEDAGÓGICOS PARA O CURSO DE DIREITO. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 3(2). Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/141

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.