A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A SERVIÇO DA INTERDISCIPLINARIDADE, NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Visualizações: 230

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1356

Palabras clave:

Educação Física, Física, Matemática, Interdisciplinaridade

Resumen

Este artigo apresenta a aplicação da interdisciplinaridade entre as múltiplas dimensões do trabalho docente, a partir da análise didático-contextual crítica realizada em sua prática educativa, com o objetivo de responder se a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares Física, Matemática e Educação Física favorece a aprendizagem significativa, permitindo que os 160 alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio, da Escola de Tempo Integral Garcitylzo do Lago e Silva, compartilhem suas ideias, ações e reflexões, motivando-os a se tornarem participantes do seu processo educativo. Este trabalho foi aprovado pelo CEP- UEA sob o número: 5.608.528. Foram aplicados diferentes componentes curriculares - Educação Física na modalidade de Atletismo - corrida de 100 Metros, Salto em Distância, Salto em Altura - Matemática - função afim, gráficos - e Física - velocidade, aceleração, força e atrito - das áreas de conhecimento Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A análise dos cálculos, das medições, das marcações nas provas de atletismo (Física), dos gráficos (Matemática), evidenciam as aprendizagens adquiridas pela experiência interdisciplinar que levou a uma aprendizagem significativa e desafiou professores e alunos a se tornarem sujeitos e objetos de ensino e aprendizagem simultaneamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sílvia Rocha Quaresma, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

Mestra em Educação pela Universidad de la Integración de las Américas, Paraguay. Atua na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas.

Myrian Abecassis Faber, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Biotecnologia. Docente da Universidade do Estado do Amazonas- UEA.

Citas

ASSMANN, H. Curiosidade e Prazer de Aprender: O papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Petrópolis, RJ: Vozes: 2004.

FABER, M.A. A Interdisciplinaridade: Instrumento Facilitador Didático-Contextual E Modificador Comportamental das Escolas. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. 2001a. Monografia de Especialização.

FABER, M.A. Valoración y mejoría de la Escuela y del aprecio propio de los alumnos y al medio ambiente escolar. In: V Encuentro Argentino-cubano e I Congreso Latinoamericano "Misión Educar”.2001b, La Habana, Cuba. LA FORMACIÓN DE VALORES; DESARROLLO DE LA CREATIVIDAD Y TALENTO; COMUNICACIÓN Y DESARROLLO HUMANO. Disponível em: https://slideplayer.es/slide/1126812/ . Aceso em: 19 mar. 2022.

FABER, M. A.; MOTA, V. S.; JUREMA, J. O movimento corporal e os esportes: seu significado pessoal, social e cultural como reflexo da intencionalidade do sujeito. In: 23º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2008, Foz do Iguaçu. The Fiep Bulletin, 2008. v. 78. p. 288-292.

FAZENDA, I. C. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2011.

FERRAZ, A. P. DO C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção, v. 17, n. 2. p.421-431. 2010.

KRATHWOHL, D. R. A revision of Bloom’s taxonomy: an overview. Theory in Practice, v. 41, n. 4, p. 212-218. 2002.

Publicado

2024-07-17

Cómo citar

Quaresma, S. R., & Faber, M. A. (2024). A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A SERVIÇO DA INTERDISCIPLINARIDADE, NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1356

Número

Sección

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.