A CULTURA HIP-HOP COMO DISPOSITIVO PARA UMA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, EMANCIPATÓRIA E LIBERTADORA
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1327Palabras clave:
Contracultura, Educação Popular, Arte, TransformaçãoResumen
O Hip-Hop, como movimento híbrido cultural, transcende fronteiras e desafia estruturas sociais, políticas e culturais. Suas expressões artísticas, como grafite, “break dance”, “MC” e “DJ”, constituem um discurso produtivo que reflete sobre temas como urbanidade, negritude e resistência. Portanto, objetivou-se investigar, através de uma pesquisa bibliográfica, o potencial do movimento cultural do Hip-Hop como dispositivo para uma educação emancipatória e libertadora, realizada de maneira não-formal. Os principais resultados evidenciam que por meio do Hip-Hop, os educadores podem explorar temas relevantes à realidade dos educandos de forma interdisciplinar e contextualizada com a vivência do educando, promovendo uma educação mais inclusiva e emancipatória. Entretanto, poucos são os estudos que se apropriam do Hip-Hop como ferramenta didática. Ao reconhecer o potencial pedagógico do Hip-Hop, especialmente em contextos escolares diversificados, abre-se espaço para uma reflexão crítica sobre poder, identidade e transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
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