O COMPONENTE FÍSICO-NATURAL CLIMA NA GEOGRAFIA ESCOLAR

PERSPECTIVAS, SIGNIFICAÇÕES E ALTERNATIVAS PRÁTICAS

Visualizações: 294

Autores/as

  • Ivamauro Ailton de Sousa Silva Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-6245-7204
  • Raul Carneiro Gomes Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante, Ceará
  • Karinne Wendy Santos de Menezes Instituto Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-6270-6469
  • Lucimar Marques da Costa Garção Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1307

Palabras clave:

Geografia, Práticas Escolares, Metodologias de Ensino, Ensino

Resumen

Esse trabalho apresenta abordagens sobre os principais conceitos da Climatologia inseridos nos livros didáticos de Geografia. A pesquisa ainda destaca propostas metodológicas que podem ser empregadas no ambiente escolar, contribuindo nos processos de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento deste, empregou-se abordagem qualitativa-quantitativa e revisão bibliográfica sobre o tema, na qual foram extraídos conceitos norteadores em obras de referência acadêmica. À sequência, aplicou-se questionários do tipo semiestruturado a alunos e a professores, que possibilitaram a organização e a tabulação de importantes dados e a elaboração de gráficos. Os resultados da pesquisa enfatizam os seguintes aspectos: a) o ensino específico dos conteúdos de clima se organizam e estão inseridos na Geografia, para que haja interação com temáticas, relacionadas às paisagens naturais; b) a introdução de metodologias diferenciadas possibilita a construção do conhecimento; c) o desenvolvimento de propostas didáticas pode auxiliar o professor nas aulas de geografia, como experiências complementares na compreensão da Climatologia, no contexto da intercambiada relação natureza-sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivamauro Ailton de Sousa Silva, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará - Campus Cametá.

Raul Carneiro Gomes, Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante, Ceará

Graduado e Doutor em Geografia pela UFC; Professor da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante, Ceará.

Karinne Wendy Santos de Menezes, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Geografia pela UECE e Doutora em Geografia pela UFRGS. Professora do IFRS.

Lucimar Marques da Costa Garção, Universidade Estadual de Goiás

Professora da Universidade Estadual de Goiás.

Citas

ANASTASIOU, L. G. C. ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. ALVES, Leonir

BARROS, J. R.; ZAVATTINI, J. A. Bases conceituais em climatologia geográfica. Mercator, v. 08, n. 16, p. 255-261, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2020.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 3. ed. São Paulo: Papirus, 1998. 192 p.

ELY, D. F. Teoria e método da climatologia geográfica brasileira: uma abordagem sobre seus discursos e práticas. 2006. 208 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2006.

FERRETTI, E. Geografia em ação, práticas em climatologia. Curitiba: Aymará, 2009.

FORTUNA, Denizart. AS ABORDAGENS DA CLIMATOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL (SEGUNDO SEGMENTO): PRIMEIRAS IMPRESSÕES. 4º Seminário de Pesquisa do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal Fluminense – UFF, - Goytacaz, RJ, Brasil, em março de 2010.

OLIVEIRA, D. J. L.; CHAGAS, F. L R.; ALVES, W. S. OS DESAFIOS DE ENSINAR A CLIMATOLOGIA NAS ESCOLAS. II Congresso de Educação – UEG/UnU Iporá – 2010.

PAIXÃO, T. N. O ensino do componente físico-natural clima na Geografia escolar: a escala como fundamento conceitual. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) ‒ Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

PINTO, B. L. Análise comparativa do conteúdo de solos a partir dos livros didáticos adotados em escolas públicas no semiárido baiano. Revista Geoaraguaia, Barra do Garças, v. 6, n. 2, p. 47-60, 2016.

QUEIROZ, M. A.; SILVA, S.a M.; ANJOS, I. B. A Estação Climatológica Principal de Maringá – PR - Brasil. Planejamento Regional e Práxis Pedagógica no Ensino de Observadores Meteorológicos. In: V Seminário Latino-Americano e I Ibero-Americano de Geografia Física, 2008, Santa Maria - RS. Anais. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria / UNIFRA -Centro Universitário Franciscano, 2008.

ROSSATO, M. S. Vivendo a meteorologia para construir a climatologia: experiências práticas no Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 113-144,2009.

SILVA, D. M. A Geografia que se ensina e a abordagem da natureza nos livros didáticos. 2004. 112f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, UFRGS, Porto Alegre, 2004.

SILVA, I. A. S.; GOVEIA, C, R. Ensino do clima e dos componentes físicos-naturais: propostas didáticas e construção do conhecimento. Revista Ensino de Geografia (UFPE), V. 3, No. 3, 2020.

SILVA, E. C. N.; NUNES, J. O. R.A geografia física nas aulas de geografia nos quatro últimos anos do ensino fundamental: a importância dos conteúdos de geomorfologia na formação do aluno. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 13., Viçosa-MG, 2009. Resumos... Viçosa-MG: UFV, 2009, p. 177.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. 383 p.

SUERTEGARAY, D. M. A. A pesquisa: areais e arenização, o ponto de partida para uma reflexão em Geografia. Revista Ciência e Natura (UFSM), v. 42, Ed. Esp. 40 anos, 2020.

SUERTEGARAY, D. M. A.. Natureza: concepções no ensino fundamental de Geografia. In: MARGARIDA, Marísia; BUITONI, Santiago. (Eds.). Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 252 p. (Coleção Explorando o Ensino, v. 22).

Publicado

2024-09-11

Cómo citar

Silva, I. A. de S., Gomes, R. C., Menezes, K. W. S. de, & Garção, L. M. da C. (2024). O COMPONENTE FÍSICO-NATURAL CLIMA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: PERSPECTIVAS, SIGNIFICAÇÕES E ALTERNATIVAS PRÁTICAS. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–21. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1307

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.