O COMPONENTE FÍSICO-NATURAL CLIMA NA GEOGRAFIA ESCOLAR
PERSPECTIVAS, SIGNIFICAÇÕES E ALTERNATIVAS PRÁTICAS
Visualizações: 294DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1307Palabras clave:
Geografia, Práticas Escolares, Metodologias de Ensino, EnsinoResumen
Esse trabalho apresenta abordagens sobre os principais conceitos da Climatologia inseridos nos livros didáticos de Geografia. A pesquisa ainda destaca propostas metodológicas que podem ser empregadas no ambiente escolar, contribuindo nos processos de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento deste, empregou-se abordagem qualitativa-quantitativa e revisão bibliográfica sobre o tema, na qual foram extraídos conceitos norteadores em obras de referência acadêmica. À sequência, aplicou-se questionários do tipo semiestruturado a alunos e a professores, que possibilitaram a organização e a tabulação de importantes dados e a elaboração de gráficos. Os resultados da pesquisa enfatizam os seguintes aspectos: a) o ensino específico dos conteúdos de clima se organizam e estão inseridos na Geografia, para que haja interação com temáticas, relacionadas às paisagens naturais; b) a introdução de metodologias diferenciadas possibilita a construção do conhecimento; c) o desenvolvimento de propostas didáticas pode auxiliar o professor nas aulas de geografia, como experiências complementares na compreensão da Climatologia, no contexto da intercambiada relação natureza-sociedade.
Descargas
Citas
ANASTASIOU, L. G. C. ALVES, L. P. Estratégias de Ensinagem. In: ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. ALVES, Leonir
BARROS, J. R.; ZAVATTINI, J. A. Bases conceituais em climatologia geográfica. Mercator, v. 08, n. 16, p. 255-261, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2020.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 3. ed. São Paulo: Papirus, 1998. 192 p.
ELY, D. F. Teoria e método da climatologia geográfica brasileira: uma abordagem sobre seus discursos e práticas. 2006. 208 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2006.
FERRETTI, E. Geografia em ação, práticas em climatologia. Curitiba: Aymará, 2009.
FORTUNA, Denizart. AS ABORDAGENS DA CLIMATOLOGIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL (SEGUNDO SEGMENTO): PRIMEIRAS IMPRESSÕES. 4º Seminário de Pesquisa do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, da Universidade Federal Fluminense – UFF, - Goytacaz, RJ, Brasil, em março de 2010.
OLIVEIRA, D. J. L.; CHAGAS, F. L R.; ALVES, W. S. OS DESAFIOS DE ENSINAR A CLIMATOLOGIA NAS ESCOLAS. II Congresso de Educação – UEG/UnU Iporá – 2010.
PAIXÃO, T. N. O ensino do componente físico-natural clima na Geografia escolar: a escala como fundamento conceitual. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) ‒ Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
PINTO, B. L. Análise comparativa do conteúdo de solos a partir dos livros didáticos adotados em escolas públicas no semiárido baiano. Revista Geoaraguaia, Barra do Garças, v. 6, n. 2, p. 47-60, 2016.
QUEIROZ, M. A.; SILVA, S.a M.; ANJOS, I. B. A Estação Climatológica Principal de Maringá – PR - Brasil. Planejamento Regional e Práxis Pedagógica no Ensino de Observadores Meteorológicos. In: V Seminário Latino-Americano e I Ibero-Americano de Geografia Física, 2008, Santa Maria - RS. Anais. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria / UNIFRA -Centro Universitário Franciscano, 2008.
ROSSATO, M. S. Vivendo a meteorologia para construir a climatologia: experiências práticas no Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 113-144,2009.
SILVA, D. M. A Geografia que se ensina e a abordagem da natureza nos livros didáticos. 2004. 112f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, UFRGS, Porto Alegre, 2004.
SILVA, I. A. S.; GOVEIA, C, R. Ensino do clima e dos componentes físicos-naturais: propostas didáticas e construção do conhecimento. Revista Ensino de Geografia (UFPE), V. 3, No. 3, 2020.
SILVA, E. C. N.; NUNES, J. O. R.A geografia física nas aulas de geografia nos quatro últimos anos do ensino fundamental: a importância dos conteúdos de geomorfologia na formação do aluno. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 13., Viçosa-MG, 2009. Resumos... Viçosa-MG: UFV, 2009, p. 177.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. 383 p.
SUERTEGARAY, D. M. A. A pesquisa: areais e arenização, o ponto de partida para uma reflexão em Geografia. Revista Ciência e Natura (UFSM), v. 42, Ed. Esp. 40 anos, 2020.
SUERTEGARAY, D. M. A.. Natureza: concepções no ensino fundamental de Geografia. In: MARGARIDA, Marísia; BUITONI, Santiago. (Eds.). Geografia: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. 252 p. (Coleção Explorando o Ensino, v. 22).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.