FORMAÇÃO DE PROFESSORES VIRTUAIS: A REALIDADE “IMPOSTA” PELA EAD NO CONTEXTO DO ISOLAMENTO SOCIAL DE 2020
Visualizações: 224Palabras clave:
Formação Docente; Educação a Distância; Isolamento Social; Era digital; Ambientes Virtuais.Resumen
O presente estudo aborda a temática da Educação à Distância atrelada a Formação de Professores. O ano de 2020 fica marcado para história da humanidade como período em que o isolamento social em virtude da pandemia Covid-19, foi necessário para o controle e bloqueio da disseminação da doença. Todos os setores sociais foram afetados, como reflexo na área Educacional ressaltou a importância da tecnologia para formação docente na Era Digital. Como objetivo visou-se analisar a Formação de Professores sobre a lente da Educação a Distância em uma Universidade Federal com campus no interior do Estado do Pará. Partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a perspectiva de Severino (2007) e Gil (2008) que encontrou como estudos e documentos analisados: a Portaria nº 2.117/2019 que dispõe sobre a oferta de até 40% de disciplinas da graduação presencial na modalidade EaD; Belloni (2008) que conversa sobre as diversas funções dos professores e seus diferentes papéis na EaD; Moran (2003) que adverte para necessidade dos professores em saber lidar com a tecnologia disponível voltadas para o ensino; Hack (2011) que fala sobre o papel docente EaD que coopera com o aluno no sentido da resolução de problemas, provoca
novas interrogações e contribui para o desenvolvimento de equipes de estudo. Contou também, com pesquisa de campo em Marconi; Lakatos (2010) na utilização de questionário on-line para levantamento de dados sobre a EaD na perspectiva dos professores universitários. Como principais achados da investigação: apontamos que cerca de, 65% dos professores universitários não tinham trabalhos anteriores na EaD; 80% dos pesquisados sentem-se desafiados pelo trabalho na EaD e por fim, a Universidade em questão promoveu em Maio, um curso de formação de professores para atuar na EaD como forma de minimizar os desafios do ensino frente a necessidade do trabalho docente em ambientes virtuais.
Descargas
Citas
BELLONI, M L. Educação a Distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
BRASIL, PORTARIA Nº 2.117, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de
Ensino. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-dedezembro-de-2019-232670913>. Acesso: 20 mai. 2020.
GIL. A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HACK, J. R. Introdução à educação a distância. Santa Catarina – Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MORAN, José M. Novas questões que a educação à distância traz para a didática. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/questoes.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.