EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Aliando lugares de memória à prática docente
Visualizações: 505DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.716Keywords:
Educação; Identidade; Memória; Patrimônio.Abstract
O presente trabalho contempla as pesquisas dos dois autores, os quais se debruçam sobre o Patrimônio Histórico e Cultural. Na temática, encontram-se elementos que vão desde a Memória, Patrimônio, Cultura, e Identidade, conceitos que se entrelaçam e emergem em torno da ação educativa, que se refere à Educação Patrimonial, a partir disso, propõem atividades como inserção de lugares de memória para a busca de saberes, sobre a produção e inserção de sujeitos na sociedade do tempo recente. Outras questões são desdobradas, o que faz com que a pesquisa se desenvolva e percorra seu caminho através de uma narrativa dos pesquisadores, em que compilam suas experiências, trajetórias, conectam-se com estudos de autores consolidados no campo das áreas em questão através de um levantamento de literatura pertinente. Alguns dos resultados atingidos passam pela educação patrimonial como forma de compreensão de uma inserção social no tempo recente, por sua vez, demonstrando a perpetuação de modos de vida dos mais diversos grupos sociais, até mesmo o entendimento de uma ação educativa que extrapola os enquadramentos, molduramentos das práticas de ensino.
Downloads
References
BESSEGATTO, Maurí Luiz. Aproximação pedagógica com o patrimônio. In: MILDER, Saul Eduardo Seiguer. Educação patrimonial: perspectivas. Santa Maria: UFSM – LEPA, 2005.
BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
BRUNO, Cristina. Museus e pedagogia museológica: os caminhos para a administração dos indicadores da memória. In: MILDER, Saul Eduardo Seiguer. (org.) As várias faces do patrimônio. Santa Maria: Pallotti, 2011.
BURKE, Peter. A história dos acontecimentos e o renascimento da narrativa. In. BURKE, Peter. (org.). A escrita da história: Novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1975.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 1945.
FRANCO, Francisco Carlos. Educação, patrimônio e cultura local: Concepções e perspectivas pedagógicas. Curitiba: CRV, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443160.3
HAIGERT, Cynthia Gindri. Patrimônio cultural: interagindo com a comunidade. In: MILDER, Saul Eduardo Seiguer. (org.) As várias faces do patrimônio. Santa Maria: Pallotti, 2011.
HAIGERT, Cynthia Gindri. Memória: do individual ao coletivo. In. MILDER, Saul Eduardo Seiguer. Educação patrimonial: perspectivas. Santa Maria: UFSM – LEPA, 2005.
LE GOFF, Jacques. História & Memória. Campinas: Editoria UNICAMP, 1990.
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. O que é Patrimônio Histórico? Tatuapé: editora e livraria brasiliense, 2010.
POHL, Angelo Inácio. Patrimônio cultural e representações. In: MILDER, Saul Eduardo Seiguer. Educação patrimonial: perspectivas. Santa Maria: UFSM – LEPA, 2005.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: O museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.