EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Aliando lugares de memória à prática docente

Visualizações: 505

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.716

Palavras-chave:

Educação; Identidade; Memória; Patrimônio.

Resumo

O presente trabalho contempla as pesquisas dos dois autores, os quais se debruçam sobre o Patrimônio Histórico e Cultural. Na temática, encontram-se elementos que vão desde a Memória, Patrimônio, Cultura, e Identidade, conceitos que se entrelaçam e emergem em torno da ação educativa, que se refere à Educação Patrimonial, a partir disso, propõem atividades como inserção de lugares de memória para a busca de saberes, sobre a produção e inserção de sujeitos na sociedade do tempo recente. Outras questões são desdobradas, o que faz com que a pesquisa se desenvolva e percorra seu caminho através de uma narrativa dos pesquisadores, em que compilam suas experiências, trajetórias, conectam-se com estudos de autores consolidados no campo das áreas em questão através de um levantamento de literatura pertinente. Alguns dos resultados atingidos passam pela educação patrimonial como forma de compreensão de uma inserção social no tempo recente, por sua vez, demonstrando a perpetuação de modos de vida dos mais diversos grupos sociais, até mesmo o entendimento de uma ação educativa que extrapola os enquadramentos, molduramentos das práticas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Souto Dias Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Aluno do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria – bolsista CAPES/DS.

Carine Medianeira Buss Flores, UFSM

Mestranda em patrimônio cultural pela UFSM

Referências

BESSEGATTO, Maurí Luiz. Aproximação pedagógica com o patrimônio. In: MILDER, Saul Eduardo Seiguer. Educação patrimonial: perspectivas. Santa Maria: UFSM – LEPA, 2005.

BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

BRUNO, Cristina. Museus e pedagogia museológica: os caminhos para a administração dos indicadores da memória. In: MILDER, Saul Eduardo Seiguer. (org.) As várias faces do patrimônio. Santa Maria: Pallotti, 2011.

BURKE, Peter. A história dos acontecimentos e o renascimento da narrativa. In. BURKE, Peter. (org.). A escrita da história: Novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1991.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1975.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 1945.

FRANCO, Francisco Carlos. Educação, patrimônio e cultura local: Concepções e perspectivas pedagógicas. Curitiba: CRV, 2019. DOI: https://doi.org/10.24824/978854443160.3

HAIGERT, Cynthia Gindri. Patrimônio cultural: interagindo com a comunidade. In: MILDER, Saul Eduardo Seiguer. (org.) As várias faces do patrimônio. Santa Maria: Pallotti, 2011.

HAIGERT, Cynthia Gindri. Memória: do individual ao coletivo. In. MILDER, Saul Eduardo Seiguer. Educação patrimonial: perspectivas. Santa Maria: UFSM – LEPA, 2005.

LE GOFF, Jacques. História & Memória. Campinas: Editoria UNICAMP, 1990.

LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. O que é Patrimônio Histórico? Tatuapé: editora e livraria brasiliense, 2010.

POHL, Angelo Inácio. Patrimônio cultural e representações. In: MILDER, Saul Eduardo Seiguer. Educação patrimonial: perspectivas. Santa Maria: UFSM – LEPA, 2005.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: O museu no ensino de história. Chapecó: Argos, 2004.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Souto Dias Neto, F., & Buss Flores, C. M. (2023). EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Aliando lugares de memória à prática docente. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(5), 58–68. https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.716

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.