OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
O CURRÍCULO ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE
Visualizações: 293DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.701Keywords:
Resultados de Aprendizagem, Currículo Escolar de Matemática, Ensino MédioAbstract
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado realizada em uma escola com elevados índices de aprendizagem nas avaliações externas. O objetivo geral foi compreender os fatores que potencializam os indicadores educacionais de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), bem como entender a disparidade entre os resultados externos e internos, mediante três eixos teóricos: currículo, prática docente e avaliação. O presente trabalho busca apresentar uma análise acerca do currículo e dos resultados apresentados nas avaliações externas e internas pelos estudantes, em especial do componente curricular de Matemática, e as percepções dos docentes da disciplina sobre o fenômeno. As discussões estão pautadas nos estudos de Arroyo, Lopes, Candau, Scocuglia, D’Ambrosio, dentre outros, e lança mão dos dados obtidos a partir de entrevistas realizadas com três professores de Matemática da instituição de ensino. O estudo revelou que a escola possui um planejamento bem estruturado, um acompanhamento sistematizado da aprendizagem dos alunos e alguns desafios relacionados à concepção de currículo escolar por parte dos professores, que se encontra voltada, especialmente, à seleção de conteúdos; e a não participação de alunos, comunidade escolar e não escolar na construção do currículo escolar da disciplina de Matemática.
Downloads
References
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2018. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 4 nov. 2020.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 4. ed. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020.
CANDAU, Antônio Flávio Barbosa; MOREIRA, Vera Maria. Currículo, Conhecimento e Cultura. Indagações sobre o currículo. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007.
CEARÁ. Secretaria da Educação. Seduc inicia consulta para atualização do documento curricular do Ensino Médio. Fortaleza: SEDUC, 7 ago. 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/2019/08/07/seduc-inicia-consulta-para-atualizacao-do-documento-curricular-do-ensino-medio-2/. Acesso em: 12 nov. 2020
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. ed. Campinas: Papirus, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LOPES, Alice Casimiro. A qualidade da escola pública: uma questão de currículo? In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de (org.). A qualidade da escola pública no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2013.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. As reflexões curriculares de Paulo Freire. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, Portugal, n. 6, p. 81-92, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.